
APRESENTAÇÃO
A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele”.
Hannah Arendt.
Educação é tudo que faremos aqui no CONET 2025, lugar de estudo, espaço de trocas e afetos. Educação é responsabilidade compartilhada, portanto, venham para o CONET com a seguinte questão: O que queremos transmitir para as novas gerações? Bases sólidas de estudo e conhecimento é a proposta do CONET 2025. Mais um ano de encontro, onde renomados educadores do Brasil, estarão conectados com nossa temática.
O encontro é a arte de pensar juntos, escutar nossos colegas, exercitar os diferentes ritmos de aprendizagem, renovar ideias, e ter atenção por mais de 20 segundos. O mundo mudou velozmente e, muitas vezes, sem mediação ficamos imersos em informações fragmentadas e desconectadas de nossas realidades, isolados em nossos aparelhos, consumimos conteúdos que nos afastam das interações sociais. A educação é a arte do encontro, do chá mais demorado, do chimarrão decorado e do Mundo Off em muitos momentos. No Mundo On, poderemos acessar quase tudo, armazenar, salvar, compartilhar em segundos, mas, no CONET podemos viver o tempo real, do aqui e agora.
Como mediar o excesso e o vazio? Nunca a função dos educadores foi tão necessária e essencial como agora, a convocação é unânime: Escutem, compreendam, compartilhem, utilizem e criem novas tecnologias digitais, tanto de informação, comunicação e disponibilidade, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais. Escola é tempo de presencialidade, lugar de esperança e experiências. Escolas são oportunidades de continuar escrevendo nossa história. Não há futuro se não estivermos no presente.
O CONET 2025 está engajado com as novas perspectivas desse futuro, o mundo digital já é o nosso presente, veio somar ao antigo analógico, o que mudou com essa interseção, foi o tempo e como nós estamos lidando com ele. Os robôs já realizam tarefas cotidianas, muitos automóveis já são self-driving e elétricos, a Saúde já está desenvolvendo pesquisas sobre saúde mental e longevidade, e a Educação? Estamos preparados para a quantidade gigantesca de conteúdos? A Educação nunca esteve tão desafiada no quesito: criatividade e disponibilidade para aprender e mediar novas conexões humanas. Como podemos gerir a velocidade das mudanças humanas no contexto escolar? A Inteligência Artificial, o trabalho burocrático poderá ser executado por computadores, logo, as relações humanas poderão ser mais humanizadas e intensificadas. Já pensaram nisso? Diante da maior revolução humana, o momento é de responsabilização frente a tantos caminhos e possibilidades. Sejamos nós educadores, o GPS da era pós-digital. Qual é o nosso projeto de humanidade para o futuro?
LOCAL DO EVENTO
EXPOGRAMADO – Centro de Eventos
Avenida Borges de Medeiros, 4111 Centro Gramado

PROGRAMAÇÃO
Dia 23 de julho – Quarta-feira
07h45 às 08h45 – Credenciamento e visita aos estandes |
08h45 às 09h30 – Cerimonial de abertura |
09h30 às 10h45 - 1. Conferência de abertura: Inteligência: humana e artificial. Novas possibilidades para a aprendizagem personalizada
Sinopse:
Educação, Inteligência Artificial e Inteligência Humanizadora.
Pensar que Educação e Humanização são processos antropológicos comuns e interdependentes. Quem educa, humaniza, quem humaniza, educa. Sensibilizar os conhecimentos e esclarecer os afetos para a formação plena da criança e de todos (as) educandos (as). Desenvolver a concepção psicofilosófica de inteligência humanizadora e de Pedagogia da Humanização e do Acolhimento.
Palestrante: César Nunes
11h15 às 12h30 - 2. Palestra: Viver novas experiências na educação para conexão com os alunos
Sinopse:
Em um mundo em constante transformação, a sala de aula não pode mais ser um espaço de monólogos e memorização. Para verdadeiramente engajar a geração atual, é preciso transcender o tradicional e mergulhar em novas experiências pedagógicas. Esta palestra explorará abordagens inovadoras e práticas que transformam o processo de aprendizagem em uma jornada de descoberta e conexão. Discutiremos como a integração de tecnologias, metodologias ativas e projetos baseados em problemas reais pode despertar a curiosidade e o protagonismo dos alunos, fortalecendo o vínculo professor-aluno e construindo um ambiente educacional mais dinâmico, relevante e humano. Prepare-se para repensar práticas e se inspirar a criar novas pontes com seus estudantes.
12h30 às 14h – Almoço livre |
14h15 às 15h30 - 3. Talk show: O futuro da educação: panorama e perspectivas para a compreensão abrangente sobre a aprendizagem
Sinopse:
O talk show discute os desafios e caminhos para uma educação mais inclusiva, equitativa e transformadora. Em pauta, as políticas públicas, a inovação pedagógica e o papel da escola na construção de uma sociedade justa. Um olhar crítico sobre o presente e o futuro da aprendizagem.
15h30 às 16h15 – Intervalo / Visita aos estandes |
16h15 às 18h - 4. Mesa de debates- Garantir a inclusão e equidade na educação. Colaboração entre tecnologia e educação: um caminho para o futuro
Sinopse:
A proposta é apresentar como a maior rede de escolas privadas do país consegue na operação do RN, desempenhar suas atividades com foco no desenvolvimento de competências alinhadas com conceitos de inovação do mundo do trabalho, sem desconectar nossos alunos de realidades mais sensíveis e inclusivas.
18h às 19h30 – Atração cultural |
Dia 24 de julho – Quinta-feira – Manhã
8h às 8h30 – Visita aos estandes |
8h30 às 12h - Cursos
5. As novas diretrizes operacionais da qualidade e equidade na educação infantil
Sinopse:
A proposta é apresentar como a maior rede de escolas privadas do país consegue na operação do RN, desempenhar suas atividades com foco no desenvolvimento de competências alinhadas com conceitos de inovação do mundo do trabalho, sem desconectar nossos alunos de realidades mais sensíveis e inclusivas.
6. Humanizando a Inteligência Artificial: ética, empatia e criatividade no uso de ferramentas digitais
Sinopse:
No CONET Gramado 2025, a educação e a tecnologia se encontram em um diálogo profundo – e quem conduz uma das oficina é Lucas Roofer!
Pesquisador de metodologias ativas, gamificação e inteligência artificial para professores, Lucas transita entre dois mundos: o do ensino inovador e o do cuidado humano, porque, além de educador, ele também é enfermeiro. E se tem algo que ele entende bem, é que ensinar é um ato de cuidar, acolher e transformar.
Nesta palestra, ele propõe um debate essencial: afinal, quem ensina melhor – a inteligência artificial ou a inteligência humana? Se a IA já corrige redações, responde perguntas e até cria planos de aula, onde fica o papel do professor nesse cenário? A resposta é clara: a tecnologia pode impulsionar, mas o que realmente humaniza a educação continua sendo o olhar atento, a criatividade e a capacidade de conectar-se com o outro.
Se você quer entender como equilibrar inovação e sensibilidade no ensino, não perca essa experiência no CONET Gramado 2025. Porque, no fim das contas, a inteligência artificial pode até ensinar, mas só a inteligência humana pode inspirar!
7. Por uma educação antirracista e para a diversidade
Sinopse:
Por uma Educação Antirracista e para Diversidade.
Busco trazer possibilidades de desconstrução para facilitar o entendimento para a prática adequada para as relações étnico-raciais e tratar em conjunto os impactos numa Educação para a Diversidade abordando as principais estratégias de combate as condutas e ações discriminatórias em espaços plurais.
Diversidade dos povos originários e a luta indígena
8. Dificuldades e desafios da educação. As múltiplas linguagens na contribuição para a formação humana
“A arte e a inteligência artificial: reflexões para uma educação criativa”
9. Construindo a cultura digital na educação básica: E como fica o uso do celular em sala de aula?
9 – Construindo a cultura digital na educação básica: E como fica o uso do celular em sala de aula?
Ministrantes: Profa. Ana Paula / Marcia Baldini
10. Histórias que cantam, canções que contam: da arte de narrar à integração da música e tecnologia, despertando a imaginação infantil
Sinopse:
Nesta primeira etapa, os participantes serão convidados a explorar o universo da narrativa oral e literária, compreendendo técnicas e estratégias para aprimorar a arte de ler, ouvir e contar histórias. A palestra aborda a seleção adequada de textos, o estudo aprofundado do enredo, além de técnicas de expressão vocal e corporal. Os participantes também terão contato com recursos adicionais que podem ser incorporados à contação, tornando a experiência mais envolvente e significativa para o público infantil.
Complementando o trabalho de Anderson Novello, esta segunda etapa traz o olhar para a integração entre música, literatura e tecnologia. André Curvello apresenta formas criativas de estimular o interesse das crianças, ampliando a dinâmica da contação de histórias por meio de melodias, ritmos e sons. Além disso, serão demonstradas ferramentas e recursos tecnológicos que auxiliam na performance ao vivo, incentivando a participação ativa do público e expandindo as possibilidades de envolvimento e aprendizagem.
10h às 10h45 – Intervalo |
12h às 13h45 – Almoço Livre |
Dia 24 de julho – Quinta-feira - Tarde
14h às 17h30 - Cursos
Cursos
11. Letramento, leitura e literatura infantil
Sinopse:
Neste curso, vamos explorar de forma dinâmica e sensível a importância do letramento na infância e o papel transformador da leitura e da literatura infantil no processo de desenvolvimento das crianças. Discutiremos as diferenças entre alfabetização e letramento, destacando como as práticas de leitura desde os primeiros anos de vida contribuem para a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis.
Serão abordadas estratégias práticas e significativas para a mediação da leitura no contexto da educação infantil, com ênfase na seleção de obras literárias de qualidade, no papel do educador como mediador cultural e no ambiente alfabetizador como espaço vivo de descoberta, imaginação e linguagem.
O curso propõe uma reflexão profunda sobre como a literatura infantil pode ser mais do que um instrumento pedagógico: uma ponte entre o mundo interior da criança e o universo da cultura, da linguagem e da empatia. Uma oportunidade para (re)encantar-se com os livros e com o poder da palavra na infância.
Regina Shudo
O curso propõe uma reflexão sobre as relações entre letramento, práticas de leitura e literatura infantil, trazendo fundamentos teóricos e metodológicos que possam contribuir para a formação de leitores críticos e sensíveis, integrando estética e pedagogia no cotidiano escolar.
Cleber Fabiano
12. Avaliação e tecnologia
Sinopse:
O curso aborda o papel central das avaliações — sejam elas de larga escala, processuais ou formativas — como ferramentas essenciais para garantir o direito de aprender dos estudantes. Em um contexto marcado pelos impactos da pandemia, que provocou profundas rupturas nos currículos e nas expectativas de aprendizagem em todas as etapas da escolarização, torna-se urgente repensar práticas pedagógicas à luz de dados concretos.
A partir dessa perspectiva, discutiremos como o uso estratégico dos instrumentos avaliativos pode orientar decisões pedagógicas, apoiar a recomposição das aprendizagens e promover a equidade educacional.
13. Desculpe o transtorno: temos que falar do cyberbullying e outras violência(s) no contexto escolar
Cyberbullying é um tema necessário em tempos de novas tecnologias. Quem está cuidando dos adolescentes em suas quebras de imagens?
Jane Haddad
Pretendo abordar o tema cyberbullying sobre um ponto de vista do aluno, os cuidados necessários a fim de atenuar a ocorrência e/ou danos à vítima. Nesse sentido, reforçar o papel da escola como instituição social e o seu dever de formar alunos conscientes no meio virtual e no contato diário com outras pessoas e alunos, para assim, formarmos discentes com empatia e respeito, sendo esses valores imprescindíveis quando se dialoga a respeito de violência, sendo dentro ou fora do âmbito escolar.
As violências na escola: praticadas, percebidas e recebidas
A escola, por definição, é um espaço de aprendizado, convivência pacífica e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. No entanto, a realidade de muitas instituições educacionais é marcada pela presença crescente de diferentes manifestações de violência, que compromete a aprendizagem e o bem-estar de todos os que convivem no ambiente escolar, podendo atingir as famílias e a comunidade.
Iarley Bermudes
A violência na escola manifesta-se de diversas formas. Além das agressões físicas, existem formas mais sutis, como a violência verbal, psicológica e simbólica. A intimidação sistemática (bullying), por exemplo, tem se tornado um desafio a ser enfrentado.
Outro tipo de violência preocupante é a institucional, que ocorre quando a própria estrutura escolar, por meio de atitudes discriminatórias, regras autoritárias ou negligência, contribui para a exclusão de determinados grupos. Isso se reflete, por exemplo, no preconceito racial, na intolerância religiosa, no capacitismo e na desvalorização de culturas e identidades diferentes.
O enfrentamento das diferentes violências exige a adoção de medidas de natureza preventiva, adotadas a partir da articulação e da intersetorialidade.
Josevanda Franco
14. Autismo e cuidado: a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens dentro do espectro TEA
Sinopse:
O autismo tornou-se o transtorno do neurodesenvolvimento mais comum nas escolas. As escolas estão cada dia recebendo mais e mais crianças com os laudos ou em busca de diagnóstico. Assim, há uma verdadeira necessidade de os educadores compreenderem o que é e como se inicia o cuidado com a criança autista. O autismo é uma condição que impacta toda a família e também a escola. Dessa forma, não há como trabalhar sem a participação de família nessa ação inclusiva. Os mesmos manejos, os mesmos sinalizadores e os mesmos critérios, diante das características particulares que a criança apresenta, possibilitarão grandes resultados. Autismo e cuidado é uma palestra que orienta, faz pensar e encaminha a prática da rotina e do fazer cotidiano.
15. A era digital na escola ou a escola na era digital?
Sinopse:
O avanço tecnológico trouxe a sociedade para uma era digital marcada por transformações profundas na forma como vivemos, aprendemos e nos relacionamos. Nesse contexto, a escola, como instituição central na formação de cidadãos, enfrenta o desafio de se adaptar a essa nova realidade. A escola desempenha um papel fundamental nesse cenário, pois, como afirma Amaral Filho (2021, p. 21)1, há muito tempo nela “depositamos todas as nossas esperanças. Afinal, é lá que estão nossas crianças, as futuras gerações que, mais cedo ou mais tarde, terão que tomar para si as responsabilidades do mundo. Zelando por ele.” Assim, o tema propõe uma reflexão crítica sobre o papel da escola na era digital: ela deve simplesmente integrar tecnologias em suas práticas pedagógicas ou reinventar-se para ser protagonista em um cenário hiperconectado?
1.AMARAL FILHO, F. S. Prospecções educacionais. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.
16. Gestão escolar e IA. Desafios, possibilidades e oportunidades para uma gestão eficiente e humanizada
Sinopse:
No contexto atual vivemos uma realidade científico-tecnológica que nos atordoa, dada a sua complexidade e crescente capacidade de mutações multifacetadas. Se por um lado nos encantam e seduzem façanhas tecnológicas como a IA, temos de lidar com penumbras dantescas como as advindas do desastre de Mariana (MG), a acelerada degradação do meio ambiente, as insistentes guerras entre Rússia e Ucrânia, o conflito interminável entre Israel e Hamas, além da miséria e da fome que se espalham por várias partes do planeta.
Enfim, é notório que existem funções manifestas e latentes, benesses e malefícios nesse jogo científico e tecnológico, regado a glórias e misérias, que mais do que nunca, exigem uma urgente retomada da ética.
Nesse sentido, a proposta da Oficina Gestão escolar, inteligência artificial e perspectivas antropológicas hoje, será norteada por aspectos que a Unesco tem sinalizado sobre o papel que a educação escolar tem de desempenhar no cenário contemporâneo, com destaque a dois principais: Personalização da aprendizagem e melhoria do desempenho escolar.
IA pode contribuir para a promoção da aprendizagem colaborativa e personalização da aprendizagem, como tem sido proposto no Brasil pela BNCC com a adoção de metodologias ativas;
Robótica de telepresença, que permite que alunos com necessidades especiais frequentem escolas em casa ou hospital, ou mantenham a continuidade da aprendizagem em situações de crise.
Gestão escolar e análise de dados.
Sistemas de informações gerenciais, que coletam, armazenam, processam, analisam e divulgam informações para planejamento educacional e gestão, os algoritmos de IA podem ser úteis para auxiliar a tomada de decisões baseadas em dados para melhorar a eficiência da unidade escolar, pois um sistema aprimorado com IA tem uma capacidade muito mais forte e assertiva de análise de dados, apresentação de informações, métricas e indicadores de desempenho de forma visual e interativa, além de realizar contribuir com análises preditivas.
Tópicos:
- Organização e gestão escolar em tempos de IA;
- Os professores, os estudantes e as metodologias ativas;
- Impactos e perspectivas da IA no campo da ética;
- Desafios relacionados à incorporação da IA na educação como forma de melhorar a equidade e qualidade do ensino.
Metodologia: Exposição dialogada, Estudo de caso, Rotação por estações
Tempo de duração: 3 horas
Formadora: Ivanilde Moreira
15h15 às 16h Intervalo |
17h45 às 18h – Visita aos estandes |
Dia 25 de julho – Sexta-feira
08h15 às 08h45 – Visita aos estandes |
08h45 às 10h - 17. Palestra: A Cultura Digital, currículo e a Formação dos Professores: uma abordagem prática
Sinopse:
A inteligência artificial já está na sala de aula, mesmo quando o educador ainda não está preparado para ela. Os alunos já escutam máquinas, seguem algoritmos e aprendem com fluxos invisíveis. Mas quem está preparando os educadores para esse novo tempo?
Nesta palestra, Alberto Kastro provoca uma reflexão corajosa sobre o que realmente precisa mudar. Não são apenas as metodologias, mas a forma de olhar, escutar e ensinar. A cultura digital não é mais uma ferramenta opcional. Ela é o ambiente onde tudo acontece. E a IA, presente ou não nas conversas, já participa da formação dos estudantes, com ou sem a mediação da escola.
Entre provocações e momentos de aplicação prática, a palestra oferece caminhos acessíveis para quem deseja atualizar não apenas o repertório, mas também a intenção por trás do que se ensina. Porque educar, em tempos de inteligência artificial, exige mais humanidade do que nunca.
10h às 10h30 – Intervalo |
10h30 às 11h30 - 18. Palestra: As emoções na escola em tempo de IA
Sinopse:
A Inteligência Artificial está transformando a educação, trazendo novas possibilidades e desafios para a sala de aula. Mas, em meio a essa revolução tecnológica, como ficam as emoções de alunos e professores? Nesta palestra, exploraremos o impacto da IA no ambiente escolar, desde as mudanças na forma de ensinar e aprender até os desafios emocionais que surgem nesse novo cenário. Discutiremos estratégias para manter a conexão humana, fortalecer a inteligência social e emocional dos estudantes e preparar os educadores para um futuro em que a tecnologia deve ser aliada, e não substituta, do vínculo e do afeto no aprendizado.
11h30 às 12h45 - 19. Conferência de encerramento: Construindo uma educação humanizadora, tecnológica, inovadora, sustentável, equitativa e transformadora: rumo ao CONET 2026
12h45 – Encerramento |
Submissão de Trabalhos
O CONET Sul-Gramado 2025, que acontecerá de 23 a 25 de julho, em Gramado (RS), traz uma grande novidade: pela primeira vez, o congresso abrirá espaço para a submissão de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências pedagógicas.
Essa iniciativa visa ampliar a participação ativa de educadores, pesquisadores e profissionais da educação, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática no cenário educacional.
Com o tema central “Inteligência humana e artificial: novas possibilidades para a aprendizagem personalizada”, o evento oferecerá uma programação robusta, com grandes nomes da educação nacional, além de cursos, palestras, talk-shows e atividades culturais.
A submissão de trabalhos é uma oportunidade única para compartilhar boas práticas, apresentar pesquisas, valorizar experiências inovadoras e dar visibilidade ao que vem sendo construído nas redes de ensino.
📄 O edital com as regras de submissão já está disponível!
➡️ Baixe agora e confira os critérios, formatos aceitos e prazos importantes para garantir sua participação.
🔗 Acesse o edital completo clicando aqui
Participe do CONET Sul-Gramado 2025 e mostre ao Brasil como sua prática educacional pode transformar realidades!
CARGA HORÁRIA
Carga horária 40h/aula hora- aula de 45 minutos
Inclui conferências, palestras, cursos, talk-show, mesa de debates e atividades extras como: credenciamento, visitas a exposição, encontros com palestrantes que serão realizados antes do início das atividades, nos intervalos e após o término, conforme programação. A complementação das horas se dará através de matérias, sugestões de leitura e atividades sugeridas nos cursos.
CERTIFICADOS
Registrados pela faculdade UNINA para os participantes que atingirem um mínimo de 75% de frequência.

INVESTIMENTO

- Valores válidos para inscrição e pagamento até a data limite de cada tabela.
- As inscrições realizadas e não pagas até a data limite de pagamento, constantes na tabela de valores, terão seu valor atualizado automaticamente para o próximo valor vigente.
- As inscrições devem ser realizadas no site: www.ferrazeventos.com.br

PROMOÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

APOIO

PATROCINADOR DIAMANTE

PATROCINADOR ouro

PATROCINADOR prata

Política de Cancelamento de Inscrição e de Substituição de Inscrição
As inscrições com cancelamento anterior ao evento terão uma taxa administrativa conforme abaixo:
– Até dia 31/05: 25 % do valor pago
– 01/06 a 23/06: 50% do valor pago
– A partir de 24/06: não haverá restituição de valores. Nesse caso, o participante poderá utilizar como crédito para participar de outros eventos da Ferraz Eventos & Treinamentos.