APRESENTAÇÃO

Fórum de Líderes e Prefeitos | CONET Sul 2025

Educação é compromisso de gestão. É prioridade de quem lidera com responsabilidade e visão de futuro.

No CONET Sul 2025, a educação será o ponto focal de um diálogo essencial entre quem pensa, realiza e transforma. Com a realização do Fórum de Líderes e Prefeitos, criamos um espaço exclusivo para os gestores públicos municipais  que entendem que educação de qualidade se faz com prioridade política, planejamento estratégico e compromisso com a equidade.

Hoje, mais do que nunca, cabe ao Prefeito liderar uma gestão que garanta o direito de todos à aprendizagem equitativa e de qualidade. Não basta oferecer acesso à escola — é preciso garantir permanência, aprendizagem com sentido e oportunidades iguais para crianças e jovens de todas as regiões, realidades e condições.

Equidade é garantir que nenhum estudante fique para trás.
É reconhecer que diferentes pontos de partida exigem diferentes apoios, estratégias e investimentos. É compreender que combater desigualdades educacionais não é apenas um dever ético, mas também uma estratégia inteligente de desenvolvimento social e econômico para o município.

No Fórum, vamos debater temas urgentes e decisivos para a educação pública municipal, como:

  • Liderança humanizada e inspiradora na gestão pública educacional
  • Como a melhoria da aprendizagem e a equidade influenciam a receita das Prefeituras e das Secretarias
  • Redução das desigualdades educacionais como motor de desenvolvimento local
  • Planejamento Educacional e a gestão eficaz do PAR (Plano de Ações Articuladas)
  • Uso estratégico de dados e indicadores para tomada de decisão
  • Fortalecimento da parceria entre Prefeitos e Secretarias para resultados duradouros

O Fórum de Líderes e Prefeitos será um ambiente de escuta qualificada, trocas potentes e construção conjunta de soluções. Porque educação não se faz apenas na sala de aula — ela começa na caneta do gestor, no planejamento das políticas públicas e na decisão diária de colocar as crianças no centro da agenda municipal.

Prefeito, sua presença no Fórum é fundamental.
O futuro da sua cidade depende da educação que ela garante hoje. E uma educação de qualidade só é possível quando é para todos — e para cada um.

LOCAL DO EVENTO

EXPOGRAMADO – Centro de Eventos

Avenida Borges de Medeiros, 4111 Centro Gramado

PROGRAMAÇÃO

 

07h45 às 08h45 – Credenciamento e visita aos estandes
08h45 às 09h30 – Cerimonial de abertura

Sinopse:

Educação, Inteligência Artificial e Inteligência Humanizadora.

Pensar que Educação e Humanização são processos antropológicos comuns e interdependentes. Quem educa, humaniza, quem humaniza, educa. Sensibilizar os conhecimentos e esclarecer os afetos para a formação plena da criança e de todos (as) educandos (as). Desenvolver a concepção psicofilosófica de inteligência humanizadora e de Pedagogia da Humanização e do Acolhimento.

10h45 às 11h15Intervalo / Visita aos estandes

Sinopse:

A integração entre educação, saúde e assistência social é essencial para garantir políticas públicas mais efetivas, especialmente nos territórios mais vulneráveis. Nesta palestra, vamos explorar caminhos concretos para colocar a intersetorialidade em prática no cotidiano da gestão pública. A partir da minha atuação no controle externo e em pesquisas sobre políticas públicas intersetoriais, serão apresentadas estratégias de articulação institucional, construção de fluxos compartilhados e uso de dados integrados. A palestra também abordará os desafios da governança local e como superá-los com planejamento, escuta ativa e cooperação entre redes.

12h30 às 14h – Almoço Livre

Sinopse: 

A palestra “Educação que Transforma, Gestão que Inspira” apresenta um dos mais consistentes e reconhecidos casos de sucesso da educação pública brasileira. Conduzida por Marcelo Beltrão, gestor com ampla trajetória pública, a exposição mostra como dois municípios de Alagoas — Coruripe e Jequiá da Praia — se tornaram referência nacional em qualidade educacional.

Em Coruripe, onde Marcelo é prefeito, a rede municipal de ensino alcançou os maiores índices de desempenho do país entre cidades com mais de 50 mil habitantes, mesmo com recursos abaixo da média nacional. Já em Jequiá da Praia, sob sua gestão, o município ocupou por três edições consecutivas o primeiro lugar no IDEB de Alagoas, superando a média nacional.

A palestra aborda os pilares dessa transformação: gestão com propósito, continuidade administrativa, valorização dos professores, formação contínua, currículo estruturado, políticas de correção de fluxo, combate à evasão escolar e parcerias estratégicas. Demonstra, com dados e resultados concretos, que boas decisões, liderança comprometida e planejamento técnico podem mudar realidades — mesmo nos contextos mais desafiadores.

Mais do que números, a palestra revela histórias, estratégias e lições aplicáveis a qualquer município brasileiro. É um convite à reflexão sobre o verdadeiro papel da gestão pública na transformação social, tendo a educação como prioridade.

15h15 às 16h30 –  Intervalo / Visita aos estandes
18h às 19h30 – Atração Cultural
8h às 8h30 – Visita aos estandes
5. As novas diretrizes operacionais da qualidade e equidade na educação infantil

 Sinopse:

A proposta é apresentar como a maior rede de escolas privadas do país consegue na operação do RN, desempenhar suas atividades com foco no desenvolvimento de competências alinhadas com conceitos de inovação do mundo do trabalho, sem desconectar nossos alunos de realidades mais sensíveis e inclusivas.

Sinopse:

No CONET Gramado 2025, a educação e a tecnologia se encontram em um diálogo profundo – e quem conduz uma das oficina é Lucas Roofer!
Pesquisador de metodologias ativas, gamificação e inteligência artificial para professores, Lucas transita entre dois mundos: o do ensino inovador e o do cuidado humano, porque, além de educador, ele também é enfermeiro. E se tem algo que ele entende bem, é que ensinar é um ato de cuidar, acolher e transformar.

Nesta palestra, ele propõe um debate essencial: afinal, quem ensina melhor – a inteligência artificial ou a inteligência humana? Se a IA já corrige redações, responde perguntas e até cria planos de aula, onde fica o papel do professor nesse cenário? A resposta é clara: a tecnologia pode impulsionar, mas o que realmente humaniza a educação continua sendo o olhar atento, a criatividade e a capacidade de conectar-se com o outro.
Se você quer entender como equilibrar inovação e sensibilidade no ensino, não perca essa experiência no CONET Gramado 2025. Porque, no fim das contas, a inteligência artificial pode até ensinar, mas só a inteligência humana pode inspirar!

Sinopse:

Por uma Educação Antirracista e para Diversidade.
Busco trazer possibilidades de desconstrução para facilitar o entendimento para a prática adequada para as relações étnico-raciais e tratar em conjunto os impactos numa Educação para a Diversidade abordando as principais estratégias de combate as condutas e ações discriminatórias em espaços plurais.

Diversidade dos povos originários e a luta indígena 

“A arte e a inteligência artificial: reflexões para uma educação criativa”

9 – Construindo a cultura digital na educação básica: E como fica o uso do celular em sala de aula?

Ministrantes: Profa. Ana Paula / Marcia Baldini

Sinopse:

Nesta primeira etapa, os participantes serão convidados a explorar o universo da narrativa oral e literária, compreendendo técnicas e estratégias para aprimorar a arte de ler, ouvir e contar histórias. A palestra aborda a seleção adequada de textos, o estudo aprofundado do enredo, além de técnicas de expressão vocal e corporal. Os participantes também terão contato com recursos adicionais que podem ser incorporados à contação, tornando a experiência mais envolvente e significativa para o público infantil.

Complementando o trabalho de Anderson Novello, esta segunda etapa traz o olhar para a integração entre música, literatura e tecnologia. André Curvello apresenta formas criativas de estimular o interesse das crianças, ampliando a dinâmica da contação de histórias por meio de melodias, ritmos e sons. Além disso, serão demonstradas ferramentas e recursos tecnológicos que auxiliam na performance ao vivo, incentivando a participação ativa do público e expandindo as possibilidades de envolvimento e aprendizagem.

10h às 10h45 – Intervalo
12h às 13h45 – Almoço Livre
Cursos

Sinopse:

Nesta palestra, vamos explorar de forma dinâmica e sensível a importância do letramento na infância e o papel transformador da leitura e da literatura infantil no processo de desenvolvimento das crianças. Discutiremos as diferenças entre alfabetização e letramento, destacando como as práticas de leitura desde os primeiros anos de vida contribuem para a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis.
Serão abordadas estratégias práticas e significativas para a mediação da leitura no contexto da educação infantil, com ênfase na seleção de obras literárias de qualidade, no papel do educador como mediador cultural e no ambiente alfabetizador como espaço vivo de descoberta, imaginação e linguagem.

A palestra propõe uma reflexão profunda sobre como a literatura infantil pode ser mais do que um instrumento pedagógico: uma ponte entre o mundo interior da criança e o universo da cultura, da linguagem e da empatia. Uma oportunidade para (re)encantar-se com os livros e com o poder da palavra na infância.

Sinopse:

A palestra aborda o papel central das avaliações — sejam elas de larga escala, processuais ou formativas — como ferramentas essenciais para garantir o direito de aprender dos estudantes. Em um contexto marcado pelos impactos da pandemia, que provocou profundas rupturas nos currículos e nas expectativas de aprendizagem em todas as etapas da escolarização, torna-se urgente repensar práticas pedagógicas à luz de dados concretos. A partir dessa perspectiva, discutiremos como o uso estratégico dos instrumentos avaliativos pode orientar decisões pedagógicas, apoiar a recomposição das aprendizagens e promover a equidade educacional.

Cyberbullying é um tema necessário em tempos de novas tecnologias. Quem está cuidando dos adolescentes em suas quebras de imagens?

Pretendo abordar o tema cyberbullying sobre um ponto de vista do aluno, os cuidados necessários a fim de atenuar a ocorrência e/ou danos à vítima. Nesse sentido, reforçar o papel da escola como instituição social e o seu dever de formar alunos conscientes no meio virtual e no contato diário com outras pessoas e alunos, para assim, formarmos discentes com empatia e respeito, sendo esses valores imprescindíveis quando se dialoga a respeito de violência, sendo dentro ou fora do âmbito escolar.

As violências na escola: praticadas, percebidas e recebidas

A escola, por definição, é um espaço de aprendizado, convivência pacífica e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. No entanto, a realidade de muitas instituições educacionais é marcada pela presença crescente de diferentes manifestações de violência, que compromete a aprendizagem e o bem-estar de todos os que convivem no ambiente escolar, podendo atingir as famílias e a comunidade.

A violência na escola manifesta-se de diversas formas. Além das agressões físicas, existem formas mais sutis, como a violência verbal, psicológica e simbólica. A intimidação sistemática (bullying), por exemplo, tem se tornado um desafio a ser enfrentado. 

Outro tipo de violência preocupante é a institucional, que ocorre quando a própria estrutura escolar, por meio de atitudes discriminatórias, regras autoritárias ou negligência, contribui para a exclusão de determinados grupos. Isso se reflete, por exemplo, no preconceito racial, na intolerância religiosa, no capacitismo e na desvalorização de culturas e identidades diferentes.

O enfrentamento das diferentes violências exige a adoção de medidas de natureza preventiva, adotadas a partir da articulação e da intersetorialidade.

 

Sinopse:

O autismo tornou-se o transtorno do neurodesenvolvimento mais comum nas escolas. As escolas estão cada dia recebendo mais e mais crianças com os laudos ou em busca de diagnóstico. Assim, há uma verdadeira necessidade de os educadores compreenderem o que é e como se inicia o cuidado com a criança autista. O autismo é uma condição que impacta toda a família e também a escola. Dessa forma, não há como trabalhar sem a participação de família nessa ação inclusiva. Os mesmos manejos, os mesmos sinalizadores e os mesmos critérios, diante das características particulares que a criança apresenta, possibilitarão grandes resultados. Autismo e cuidado é uma palestra que orienta, faz pensar e encaminha a prática da rotina e do fazer cotidiano.

Sinopse:

O avanço tecnológico trouxe a sociedade para uma era digital marcada por transformações profundas na forma como vivemos, aprendemos e nos relacionamos. Nesse contexto, a escola, como instituição central na formação de cidadãos, enfrenta o desafio de se adaptar a essa nova realidade. A escola desempenha um papel fundamental nesse cenário, pois, como afirma Amaral Filho (2021, p. 21)1, há muito tempo nela “depositamos todas as nossas esperanças. Afinal, é lá que estão nossas crianças, as futuras gerações que, mais cedo ou mais tarde, terão que tomar para si as responsabilidades do mundo. Zelando por ele.” Assim, o tema propõe uma reflexão crítica sobre o papel da escola na era digital: ela deve simplesmente integrar tecnologias em suas práticas pedagógicas ou reinventar-se para ser protagonista em um cenário hiperconectado?

1.AMARAL FILHO, F. S. Prospecções educacionais. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.

Sinopse:
No contexto atual vivemos uma realidade científico-tecnológica que nos atordoa, dada a sua complexidade e crescente capacidade de mutações multifacetadas. Se por um lado nos encantam e seduzem façanhas tecnológicas como a IA, temos de lidar com penumbras dantescas como as advindas do desastre de Mariana (MG), a acelerada degradação do meio ambiente, as insistentes guerras entre Rússia e Ucrânia, o conflito interminável entre Israel e Hamas, além da miséria e da fome que se espalham por várias partes do planeta.

Enfim, é notório que existem funções manifestas e latentes, benesses e malefícios nesse jogo científico e tecnológico, regado a glórias e misérias, que mais do que nunca, exigem uma urgente retomada da ética.

Nesse sentido, a proposta da Oficina Gestão escolar, inteligência artificial e perspectivas antropológicas hoje, será norteada por aspectos que a Unesco tem sinalizado sobre o papel que a educação escolar tem de desempenhar no cenário contemporâneo, com destaque a dois principais: Personalização da aprendizagem e melhoria do desempenho escolar.

  • IA pode contribuir para a promoção da aprendizagem colaborativa e personalização da aprendizagem, como tem sido proposto no Brasil pela BNCC com a adoção de metodologias ativas;

  • Robótica de telepresença, que permite que alunos com necessidades especiais frequentem escolas em casa ou hospital, ou mantenham a continuidade da aprendizagem em situações de crise.

  • Gestão escolar e análise de dados.

  • Sistemas de informações gerenciais, que coletam, armazenam, processam, analisam e divulgam informações para planejamento educacional e gestão, os algoritmos de IA podem ser úteis para auxiliar a tomada de decisões baseadas em dados para melhorar a eficiência da unidade escolar, pois um sistema aprimorado com IA tem uma capacidade muito mais forte e assertiva de análise de dados, apresentação de informações, métricas e indicadores de desempenho de forma visual e interativa, além de realizar contribuir com análises preditivas.

Tópicos:

  • Organização e gestão escolar em tempos de IA;
  • Os professores, os estudantes e as metodologias ativas;
  • Impactos e perspectivas da IA no campo da ética;
  • Desafios relacionados à incorporação da IA na educação como forma de melhorar a equidade e qualidade do ensino.

Metodologia: Exposição dialogada, Estudo de caso, Rotação por estações
Tempo de duração: 3 horas
Formadora: Ivanilde Moreira

15h15 às 16h Intervalo
17h45 às 18h – Visita aos estandes
08h15 às 08h45 – Visita aos estandes

Sinopse:

“Cuide-se para cuidar” — mais que um tema, é um chamado. Um convite aos gestores municipais para refletirem sobre a importância de cultivar uma vida com mais equilíbrio e harmonia, promovendo impactos positivos tanto na esfera pessoal quanto na profissional.
Como a sua vida tem influenciado as pessoas que caminham ao seu lado?

Vale mesmo a pena alcançar metas e resultados se, no processo, você perde a si mesmo — e também aqueles que mais importam?
Luiz Montesanto chega com conteúdo sólido, estratégias aplicáveis e propostas que dialogam diretamente com os desafios reais de quem está à frente da gestão pública nos municípios.

Um encontro essencial para quem deseja soluções práticas, inspiração genuína e novas perspectivas para transformar a gestão com mais humanidade, visão e equilíbrio.

Palestra

Educação e Turismo: Caminhos para a Transformação Social e Econômica

Evandro Sá Barreto Leitão

10h15 às 10h45 – Intervalo

Palestra

Como melhoria da aprendizagem e redução das desigualdades educacionais influenciam a receita das Prefeituras e das Secretarias de Educação

Carlos Sanches

Sinopse:

PAR – O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma política do governo federal criada em 2007. Atualmente, o Novo PAR abrange o 5º ciclo desta política e todos os estados, o DF e município precisam estar atentos para a correta elaboração.
O PAR é um instrumento de planejamento da educação pública para um ciclo. Ele faz parte dos instrumentos de planejamento a gestão que precisam ser compreendidos e realizados por todos os gestores públicos. Ele é formado pelas etapas do diagnóstico, planejamento e execução.
Através dele os estados/municípios poderão receber assistência técnica e/ou financeira do Governo Federal (MEC, FNDE). Por isso, um documento bem elaborado é fundamental para todos os gestores!

12h45 – Encerramento

CARGA HORÁRIA

Carga horária 40h/aula hora- aula de 45 minutos

Inclui palestras e atividades extras como: credenciamento, visitas a exposição do CONET SUL, encontros com palestrantes que serão realizados antes do início das atividades, nos intervalos e após o término, conforme programação.

CERTIFICADOS

Registrados pela faculdade UNINA para os participantes que atingirem um mínimo de 75% de frequência.

INVESTIMENTO

  • Valores válidos para inscrição e pagamento até a data limite de cada tabela.
  • As inscrições realizadas e não pagas até a data limite de pagamento, constantes na tabela de valores, terão seu valor atualizado automaticamente para o próximo valor vigente.
  • As inscrições devem ser realizadas no site: www.ferrazeventos.com.br

PROMOÇÃO

ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

APOIO

PATROCINADOR DIAMANTE

PATROCINADOR ouro

PATROCINADOR prata

Política de Cancelamento de Inscrição e de Substituição de Inscrição

Política de Cancelamento de Inscrição e de Substituição de Inscrição

As inscrições com cancelamento anterior ao evento terão uma taxa administrativa conforme abaixo:

– Até dia 31/05: 25 % do valor pago

– 01/06 a 23/06: 50% do valor pago

A partir de 24/06: não haverá restituição de valores. Nesse caso, o participante poderá utilizar como crédito para participar de outros eventos da Ferraz Eventos & Treinamentos.

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