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Sidney Pires Martins

Mestre em Administração (2013), Especialista em Administração em Marketing Estratégico (2005) e em Gestão Educacional (2016). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (2002), Administração (2020) e Pedagogia (2021). Atua como Professor da Pós-Graduação em Mídia e Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), na graduação do Instituto Federal de Minas Gerais. Também atua como consultor na área de marketing estratégico, inteligência competitiva e educacional. É Coordenador da Comissão Jovens Empreendedores Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade de MG. Membro de Relações Públicas da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (GEPETEM) do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Tem interesse pelas áreas de: Metodologias de Ensino Ativas, Ensino Híbrido, Formação Inicial e Continuada de profissionais da Educação, Ferramentas Digitais.

Palestras

Professores, dirigentes educacionais e futuros profissionais. da educação

1. APRESENTAÇÃO: A presente palestra propõe reflexões sobre o momento acometido pela pandemia e suas influências na Educação de todo o país. Parafraseando Carlos Drummond de Andrade por meio de seu poema José a palestra é um convite à reflexão sobre a educação e de como continuar promovendo práticas de ensino de qualidade em tempos em que um vírus invisível fez com que todos mudassem seus planos em buscas de novos caminhos. Durante a palestra, os participantes se envolverão com as discussões propiciadas por ferramentas digitais, o que suscita novos debates sobre os rumos que a educação vem tomando e os cuidados que precisamos ter em um período após a pandemia. A palestra ainda conta com debates sobre conceitos importantes, dentre eles, atitudes e valores no ensino, igualdade e equidade na escola, desafios de implementação de novas ideias na escola, entraves na profissão docente e possibilidades de desenvolvimento de novas práticas de ensino em prol de aulas mais engajadoras e dinâmicas e que busquem aliar os conceitos abordados na escola com a vida dos estudantes. Ainda, os professores refletirão sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire e o de Curiosidade em Rubem Alves e suas interlocuções com o futuro da educação no país. A palestra reflexiva propiciar um novo esperançar a partir dos momentos que estamos vivendo e dá pistas de como podemos recomeçar na educação em busca de uma formação humana, justa, inclusiva e emancipadora em todos os contextos.

 

2. EMENTA: 1. Desafios da educação na pandemia; 2. O inimigo invisível e como lidar com ele; 3. Igualdade e Equidade na Educação; 4. Dicas para sair da pedagogia do mais do mesmo e inovar na Educação; 5. Conteúdos de Ensino: Atitudes e Valores na Escola; 6. O conceito de amorosidade de Paulo Freire; 7. O conceito de Curiosidade de Rubem Alves; 8. Metodologias Ativa e Ferramentas Digitais como potenciais de transformação da educação.

 

3. OBJETIVOS: • PROMOVER reflexões sobre a pandemia e os desafios enfrentados pelas escolas; • REFLETIR sobre as posturas docentes suscitando reflexões sobre a necessidade de desenvolvimento de uma identidade “professoral” efetiva e afetiva em prol de novas ideias; • PROPOR sugestões que buscam esperançar os profissionais da educação a desenvolver novos projetos para sanar eventuais dificuldades que perpassam pela escola; • DESENVOLVER um espírito coletivo de desenvolvimento de ideias de modo que o espaço escolar possa se ressignificar em busca da construção do conhecimento; • INCORPORAR atitudes e valores na educação com vistas ao desenvolvimento das competências socioemocionais em consonância com os documentos oficiais; • SUGERIR novas opções metodológicas que buscam propor uma fuga da pedagogia do mais do mesmo na educação.

 

4. METODOLOGIA: Palestra interativa que articula os conceitos trabalhados com os objetivos de forma dinâmica. Utilizam-se conceitos claros e concisos e estimula-se a interação com o público. Durante a Palestra, instiga-se a participação para promover uma maior apreensão das informações explicitadas. A palestra oportuniza reflexões pormenorizadas sobre a pandemia e o período pós pandemia e suas repercussões na educação e de que modo os profissionais da educação podem se ressignificar me busca de novas ideias e práticas de ensino inovadoras e audaciosas em prol de uma transformação da educação.

 

5. PÚBLICO-ALVO: A palestra é dirigida aos profissionais da educação e formadores de opiniões que buscam propor mudanças nos contextos educativos e ressignificar ideias nas salas de aula em prol da construção do conhecimento significativo para todos os sujeitos.

 

6. TEMPO DE DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos a 2 horas. 8. MATERIAL NECESSÁRIO: • Data Show • Microfone e Caixa de Som (com boa potência) • Internet (se for possível – para realização de um jogo on-line); • Na modalidade virtual, a palestra e/ou curso ocorrerá de forma remota, como acordado com o contratante, sem a necessidade dos materiais elucidados acima.

A educação vem ao longo dos últimos anos demandando novas habilidades e competências do ser professor. A era da informatização requer um docente cada vez mais tecnológico e com saberes que propiciem um intercâmbio com as diversas informações que perpassam pela contemporaneidade. Desse modo, apropriar-se de uma postura ativa possibilita que com que o professor ressignifique suas práticas pedagógicas e comece a olhar para os seus discentes como protagonistas de sua formação, de modo que a aprendizagem realmente ocorra e se torne significativa para o estudante. O educador Rubem Alves já dizia “Há escolas que são como gaiolas e há escolas que são asas”. Muitas escolas ainda estão ancoradas nestas gaiolas e acabam lançando mão de práticas que não propiciam situações de aprendizagens críticas para que o estudante crie asas e voe, a partir dos conhecimentos mediados nas aulas. Logo, ser um professor ativo requer novas maneiras de trabalhar com o conhecimento e, assim, construir uma nova identidade docente tão requerida pelo século XXI.

            Ao olhar para os novos saberes exigidos na prática profissional docente, essa palestra propõe rupturas com metodologias arcaicas de ensino e incute uma visão transformadora do ato de educar. As discussões que permeiam essa palestra vão ao encontro do mundo globalizado e informatizado e traz possibilidades para o professor inovar em suas aulas, favorecendo uma educação que coloque o professor como mediador e o estudante como protagonista da construção do conhecimento. Essa palestra ainda discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular e suas nuances frente ao mundo crítico e digital, possibilitando ideias que estimule o pensamento crítico e reflexivo nas aulas englobando todos os segmentos da Educação Básica.

EMENTA:

Conceito de aprendizagem ativa; Tipos de aprendizagens – aprendizagem ativa; colaborativa e ativa-colaborativa; Modelos pedagógicos de ensino; (Des)construção de perfis docentes e discentes e reflexão sobre as receitas para se ensinar no século XXI; preceitos da aprendizagem ativa; Comportamento docente para a implementação de metodologias ativas de aprendizagem; Dicas para o uso das metodologias ativas nas aulas; Exemplificação com o uso do PBL; Metodologia da problematização; Aspectos teóricos da problematização; Desenvolvimento e execução de casos investigativos; Vantagens e Limites do PBL; Articulação entre BNCC e práticas de aprendizagem ativas.

Ferramentas Digitais abordadas: MentimeterQuizziz e Padlet (As ferramentas podem variar de acordo com a rede de ensino).

OBJETIVOS:

  • PROPICIAR reflexões sobre a aprendizagem ativa e suas potencialidades na construção do conhecimento nas aulas;
  • FAVORECER um ambiente de construção de conhecimento pelos profissionais da educação, fomentando uma identidade docente sólida necessária para ser professor no século XXI;
  • CONSTRUIR diálogos sobre o pensamento crítico e reflexivo e suas interfaces com o mundo digital e informatizado;
  • PROPOR estratégias de trabalho com TDICs – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em todos os segmentos da Educação Básica;
  • INCUTIR uma postura crítica docente sobre as práticas de ensino tradicionais oportunizando a construção de novos planos de aulas centrados em uma aprendizagem ativa.

 

METODOLOGIA:

Palestra interativa e dialógica perfazendo os temas centrais que abarcam a aprendizagem ativa na Educação Básica. Os professores irão expor suas percepções sobre a Educação atual utilizando as TDICs e trabalhar com ferramentas digitais que podem ser implementadas nas aulas em consonância com a BNCC. Serão debatidas competências e habilidades da BNCC na Educação Básica e estratégias para alcançá-las ano a ano, pautado em leituras críticas de mundo e na inclusão de ferramentas digitais na prática pedagógica. A palestra ainda possui espaços de interação entre professor formador e os professores da Rede de Ensino, buscando um elo de discussão que favoreça uma formação efetiva e afetiva pautado nos preceitos da Educação Ativa que perpassam pela atualidade.

PÚBLICO ALVO:

A palestra é dirigida a professores de diferentes componentes curriculares, gestores educacionais, coordenadores, supervisores e demais profissionais da Educação. Reitera-se ainda que, a palestra pode atender professores em formação inicial que desejam aprimorar e investir nesta temática no âmbito acadêmico e/ou profissional.

TEMPO DE DURAÇÃO[1]:

  • Mínimo para palestra:
    • 1 hora e 30 minutos (pois há interação em tempo real como público presente no momento síncrono, já que os mesmos influenciarão na palestra com as suas percepções sobre a temática e irão decidir o andamento das discussões).

 

  • Mínimo para curso de imersão:
    • 2 horas e 30 minutos (por módulo).

 

Observação: O tempo descrito acima é devido à interatividade com o público e à imersão realizada com as temáticas supracitadas. A temporalidade do curso pode alternar de acordo com as necessidades educativas e formativas dos profissionais da educação e da rede de ensino contratante.

 

  • Caso tal tema seja solicitado no formato curso de formação continuada, cada metodologia explicitada é aplicada como forma de imersão, no qual os presentes apreendem o passo a passo dos recursos explanados e suas aplicabilidades no contexto formativo dos estudantes. O tempo pode variar em períodos de 2 horas e 30 minutos cada e a quantidade de períodos irá variar diante da quantidade de ferramentas apresentadas e demandadas pelo contratante da formação;

 

  • O curso foi desenvolvido com foco de 100 % na prática, pois tem o objetivo de levar os profissionais da Educação a compreenderem cada ferramenta apresentada dentro da aprendizagem ativa, vivenciando o passo a passo de cada uma delas;
  • Todas as ferramentas serão desenvolvidas no âmbito pedagógico subsidiando os profissionais da educação a desenvolverem práticas de ensino mais dinâmicas, além de promover maiores engajamentos dos estudantes com as propostas abordadas nas aulas, seja em nível presencial, remoto ou híbrido;
  • Durante a explanação da temática, as estratégias, vivências e exemplificações serão apresentadas de acordo com normas vigentes educacionais e com o currículo atual (BNCC). O professor formador irá estimular a comunidade aprendente a expor suas dúvidas e a saber como propor aulas atrativas, desenvolvê-las e avaliá-las de acordo com as demandas educacionais e orientações oficiais publicizadas pelos órgãos educacionais;
  • Em caso de desenvolvimento da temática em formato de curso, os módulos serão discutidos entre o professor formador e o contratante, de acordo com as peculiaridades dos profissionais da educação que irão participar da formação.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show;
  • Microfone e Caixa de Som;
  • Área com cobertura de Internet – modalidade presencial.
    • Caso não tenha cobertura, a palestra ou curso é totalmente adaptável para que a falta de internet não seja uma barreira para o desenvolvimento da capacitação.

 

  • Na modalidade virtual, a palestra e/ou curso ocorrerá de forma remota, como acordado previamente, sem necessidade dos materiais elucidados acima.

Observação: Em ambos os casos, presencial ou virtual, para um melhor desenvolvimento da capacitação e das temáticas que serão abordadas, sugere-se que os participantes utilizem dois dispositivos, por exemplo, celular e notebook, se possível. Essa solicitação é para que a comunidade aprendente possa treinar em tempo real as ferramentas digitais que perfazem o curso e assistir as orientações explanadas pelo professor, sem quaisquer interrupções.

 

 

 


[1] O tempo de duração varia de acordo com as especificidades formativas do município e/ou do Sistema de Ensino.

A Educação vem sofrendo diversas transformações ao longo dos últimos anos, o que faz com que a postura docente e discente assuma novas funções nos processos educativos. Ser professor na atualidade é ir além do que está posto em livros ou manuais didáticos, mas possibilitar interlocuções frutíferas entre os conteúdos trabalhados e o viver em sociedade. Os estudantes precisam conceber que o que se aprende está conectado com o seu mundo que é informatizado e dinâmico, carecendo de vínculos cada vez mais efetivos entre o que se ensina e a formação cidadã. É nesta lógica que despontam as metodologias de ensino ativas que propiciam um olhar para as reais dificuldades dos estudantes e as temáticas que os afetam colocando em evidência situações de aprendizagens reais que favoreçam uma formação crítica e reflexiva ancorada na cidadania.

            Segundo José Morán, uma das principais referências brasileiras em metodologias ativas, a sociedade atual requer um cidadão proativo, com espírito colaborativo e capaz de realizar atividades complexas em equipe e é na escola que temos a chance de possibilitar tal formação. Entretanto, não há como promover transformações na formação do estudante se o professor ainda está atrelado a metodologias tradicionais e arcaicas repetidas numerosas vezes. Nesse âmbito, o curso de metodologias ativas vem despertar ideias para o novo e colocar o professor em contato com as múltiplas possibilidades de articulação entre as ferramentas digitais e a educação ativa. Durante o curso, serão abordadas ainda as diferenças entre ensino híbrido, remoto e presencial e as possibilidades de desenvolvimento de atividades ativas considerando cada contexto de ensino.

EMENTA:

Elaboração de planos de aulas com o uso de ferramentas digitais em consonância com a BNCC; Construção dos aspectos procedimentais para a implementação das ferramentas digitais (planejamento – execução – avaliação); Discussão sobre ferramentas digitais e suas implementações nas aulas; Discussão e elaboração de casos exitosos e estímulo à pesquisa na sala de aula.

 

FERRAMENTAS DIGITAIS DISCUTIDAS NO CURSO:

ENCONTROS SÍNCRONOS

FERRAMENTAS TRABALHADAS

AULA 1

  • Conta Google.
  • Google Agenda.
  • Google Meet.
  • Qr Code.
  • Mentimeter.
  • WhatsApp;
  • Formação de grupos;
  • Regras e potencialidades da ferramenta.

AULA 2

  • Cinema.
  • Padlet.
  • One minute Thesis.

AULA 3

  • Think-Pair-Share.
  • Rotação.
  • Puzzle.
  • Jamboard – Parte 1.

AULA 4

  • Jamboard – Parte 2.
  • Goconqr.
  • Miro.com.
  • Coggle.
  • Classroom

AULA 5

  • Quizziz.
  • Miro.com.
  • Kahoot.
  • Genially;.

AULA 6

  • Plickers.
  • Canva.
  • Crello.

AULA 7

  • aTube Cather.
  • Loom.
  • Kine Master.
  • Inshot.
  • Google Forms.

AULA 8

  • Movie Maker.
  • Youtube (canal).
  • Facebook (grupo).

AULA EXTRA

Planos de aula e gamificação.

 

 

OBJETIVOS:

  • DISCUTIR sobre as ferramentas digitais e suas articulações com as práticas de ensino ativas;
  • PLANEJAR atividades abarcando metodologias ativas e ferramentas digitais em diálogo com a BNCC;
  • ANALISAR ferramentas e conteúdos em consonância com os perfis discentes;
  • PROPOR estratégias de ensino dinâmicas e dialógicas englobando as ferramentas digitais;
  • ESTIMULAR uma postura crítica e reflexiva nas aulas;
  • CONSTRUIR planos de aulas incorporando as metodologias ativas articuladas com as ferramentas digitais.

 

METODOLOGIA:

O curso contempla aulas dinâmicas síncronas e assíncronas e estimulam os participantes a colocarem as mãos na massa. Em todos os encontros serão trabalhadas ferramentas digitais e disponibilizados uma série de estratégias que propiciam o trabalho com tais tecnologias digitais articuladas com metodologias de ensino ativas. As atividades assíncronas auxiliarão os professores a compreenderem as metodologias propostas e as praticarem em suas aulas. Além disso, serão disponibilizadas dicas para a elaboração de casos exitosos e pesquisas, mas salas de aula. Por fim, serão propostos planos de aulas que englobem as metodologias de ensino debatidas em articulação com as demandas formativas atuais.

 

PÚBLICO-ALVO:

A palestra é dirigida a professores de diferentes componentes curriculares, gestores educacionais, coordenadores, supervisores e demais profissionais da Educação. Reitera-se ainda que, a palestra pode atender professores em formação inicial que desejam aprimorar e investir nesta temática no âmbito acadêmico e/ou profissional.

TEMPO DE DURAÇÃO[1]:

  • 8 encontros síncronos com 2 horas e 30 minutos cada + 20 horas de atividades de atividades assíncronas perfazendo uma carga horária 40 horas.

 

CERTIFICAÇÃO:

Os cursos e palestras são certificados por instituições de ensino superior e possuem validação nacional e internacional.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • O curso foi desenvolvido com foco de 100% na prática, pois tem o objetivo de levar os profissionais da Educação a compreenderem cada ferramenta apresentada dentro da aprendizagem ativa, vivenciando o passo a passo de cada uma delas;
  • Todas as ferramentas serão desenvolvidas no âmbito pedagógico subsidiando os profissionais da educação a desenvolverem práticas de ensino mais dinâmicas, além de promover maiores engajamentos dos estudantes com as propostas abordadas nas aulas, seja em nível presencial, remoto ou híbrido;
  • Durante a explanação da temática, as estratégias, vivências e exemplificações serão apresentadas de acordo com normas vigentes educacionais e com o currículo atual (BNCC). O professor formador irá estimular a comunidade aprendente a expor suas dúvidas e a saber como propor aulas atrativas, desenvolvê-las e avaliá-las de acordo com as demandas educacionais e orientações oficiais publicizadas pelos órgãos educacionais;

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show;
  • Microfone e Caixa de Som;
  • Área com cobertura de Internet – modalidade presencial.
    • Caso não tenha cobertura, a palestra ou curso é totalmente adaptável para que a falta de internet não seja uma barreira para o desenvolvimento da capacitação.
  • Na modalidade virtual, a palestra e/ou curso ocorrerá de forma remota, como acordado previamente, sem necessidade dos materiais elucidados acima.

Observação: Em ambos os casos, presencial ou virtual, para um melhor desenvolvimento da capacitação e das temáticas que serão abordadas, sugere-se que os participantes utilizem dois dispositivos, por exemplo, celular e notebook, se possível. Essa solicitação é para que a comunidade aprendente possa treinar em tempo real as ferramentas digitais que perfazem o curso e assistir as orientações explanadas pelo professor, sem quaisquer interrupções.

[1] A carga horária do curso pode variar de acordo com a demanda do contratante. Além disso, o curso pode ser ofertado presencialmente em processo de imersão/jornada pedagógica de acordo com as necessidades formativas dos professores.

Profissional responsável por planejar e gerenciar as organizações públicas, seja nas esferas Municipal, Estadual e Federal, é conhecido como gestor público, mas suas funções podem ultrapassar essas esferas e fazer conexões com as organizações não governamentais, além de desenvolver projetos de empresas privadas realizados em parceria com o poder público.  No âmbito da educação, tal gestor vivência os anseios da sociedade que estão latentes, por isso seu comportamento pode transmitir informações que contribuem com uma boa gestão desde que bem planejado o pensar estratégico em prol de um objetivo maior.

Ementa:

O papel do gestor frente a sociedade diante de programas e projetos. Vivenciar a prática de sua função. Escola x Sociedade e anseios que podem conflitar. Oito inteligências de um gestor público e seus desdobramentos quando colocados em ação. Escola socialmente responsável integrada a comunidade. As três inteligências essenciais ao gestor educacional. Mindset – fixo versus de crescimento em prol da gestão educacional pública. Soft Kills e comportamentos que geram resultados. Legado.

Objetivos

  •  “Eu” professional e a fomentar para a criação desses nortes para futuras estratégias;
  • Análise das melhores formas de como trabalhar o Envolvimento e Comprometimento – Grupo X Equipe X Time;
  • Reconhecimento das Barreiras para obtenção resultados eficazes e construção de liderança humanizada que saiba “sentir” as pessoas para poder incentivá-las a dar o melhor de si em prol de algo maior;

Metodologia:

Palestra interativa na qual corrobora com o entendimento dos objetivos de forma dinâmica. Utiliza conceitos claros e objetivos que interage com o público; instiga a participação para aumentar a absorção das informações expostas e as características positivas e limitantes dos gestores, além de propiciar e fomentar a de uma auto avaliação de sua performance frente as reais demanda do mercado que possa atender de forma eficiente os clientes e seus objetivos.

 

Público Alvo:

A palestra é dirigida a gestores públicos da área educacional, dirigentes educacionais e futuros gestores da área, bem como públicos formadores de opinião que possam corroborar com a tomada de decisão dentro da esfera educacional.

 

Tempo de Duração:

  • Mínimo de 50 minutos
  • Máximo de 90 minutos  

OBS: o tempo descrito acima é devido a interatividade do público e imersão, do mesmo, quando for possível dentro da programação previamente acordada.

 

Material necessário:

  • Data Show
  • Microfone e Caixa de Som

O gestor em sua atuação se depara com um público usuário sedento por resultados, no qual são exigidos capacidades e habilidades específicas do campo não tecnicista, que as vezes, podem estar adormecidas ou até desconhecidas. Esse ator precisa saber lidar com questões do campo subjetivo, pois tais questões já são esperadas dos grandes líderes sociais e públicos. Esse gestor deve ter um comportamento de líder visionário para atingir a mente e o coração das pessoas ao qual trabalham e dos cidadãos. Portanto, esse gestor sempre deve ter foco no aprendizado contínuo, os quais provocam mudanças e formatações em seu perfil profissional, para se adequar a essas demandas e assim manter sua empregabilidade em alta, além de construir sua marca e legado de forma coesa e forte desde o início de sua gestão.

 

Ementa:

Diferença entre gestor e líder. Pré conceito X Cultura X Tradição. Crenças e personalidade. Como construir uma marca de um gestor vencedor. Expectativa e Percepção da realidade – Habilidades e Competências para ir do CHA a CHAVE. Gerenciamento de tempo, avaliação de Importante X Relevante X Urgente. Poder através da Posição X Poder através da Liderança. Inteligência Emocional. Potencial e Liderança Humanizada. Como potencializar o perfil do gestor público. Equação que todo bom líder deve saber somar. Transformação do trabalho em valor percebido pelo cidadão. Construção de uma mente de líder e formatação do comportamento de alta performance. Causa Raíz.

 

Objetivos

  • Provocação com o intuito de que cada expectador tenha a certeza de sua Zona de Conforto, sabendo o senso do seu “eu” profissional perante os deveres de um gestor público e sua atuação;
  • Fomento à autoanálise para conhecimentos holísticos voltado a gestão pública e as relações com a gesta de pessoas, de resultados, de informações;
  • Reconhecimento das auto barreiras para obtenção resultados eficazes;
  • Análise de maneira e meios eficientes para a construção de uma liderança consolidada, e fomentação de criação de potenciais “nortes” para futuras estratégias;
  • Análise das melhores formas de como trabalhar o Envolvimento, Comprometimento e Engajamento;
  • Reconhecimento das barreiras para obtenção resultados eficazes, e a construção de estratégias baseado no problema raiz, e
  • Análise de maneira e meios eficientes para a construção de uma liderança consolidada.

 

Metodologia:

Palestra interativa na qual corrobora com o entendimento dos objetivos de forma dinâmica. Utiliza conceitos claros e objetivos que interage com o público; instiga a participação para aumentar a absorção das informações expostas e as características positivas e limitantes dos gestores, além de propiciar e fomentar a de uma auto avaliação de sua performance frente as reais demanda do mercado que possa atender de forma eficiente os clientes e seus objetivos.

 

Público Alvo:

A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores das áreas de gestão e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.

 

Tempo de Duração:

  • Mínimo de 1 hora e 30 minutos

 

OBS: o tempo descrito acima é devido a interatividade do público e imersão, do mesmo, quando for possível dentro da programação previamente acordada.

  • Caso tal tema seja pedido em forma de curso, o total de tempo previsto para tal capacitação é de 3 horas – tempo mínimo podendo chegar a 8 horas no máximo, pois é adaptável a programação do contratante.

 

Material necessário:

  • Data Show
  • Microfone e Caixa de Som
  • Área com cobertura de Internet – modalidade presencial
    • caso não tenha cobertura, a palestra ou curso é totalmente adaptável para que a falta de internet não seja uma barreira para não se capacitar.

Metodologias Ativas

como estratégia para uma boa gestão de sala de aula

A educação vem passando por diversas mudanças e as necessidades formativas tem se ressignificado demandando do professor novas posturas frente o desenvolvimento de competências e habilidades com os estudantes. As mudanças educacionais requer que o professor se atualize e incorpore em sua identidade “professoral” um perfil ativo e crítico frente as atividades que são desenvolvidas nas aulas. As metodologias utilizadas nas aulas passam a propor que os estudantes saíam da posição de meros receptores de informações e produzam conhecimentos efetivos a partir das informações que são abordadas nos mais variados componentes curriculares. Embasados nos preceitos freireanos, os estudantes precisam romper com suas funções de “mero receptáculo bocejante do conhecimento” e o professor deve propor uma formação cada vez mais humana, inclusiva, democrática e emancipadora.

A nova geração de cidadãos está emergindo em uma era superconectada que suscita reflexões sobre as metodologias existentes e empregadas pelos professores na atualidade. Desse modo, essa palestra busca rever as formas de empregar e avaliar práticas de ensino e propor rupturas de crenças e valores tradicionalmente empregados na educação sem uma reflexão crítica. Desse modo, o movimento dialógico oportunizado por essa fala busca propiciar meios de construir o conhecimento a partir da educação relacional, na qual, o desenvolvimento dos cidadãos ocorre de maneira colaborativa a partir de construções sociais. Dessa forma, acredita-se que professor irá conceber o seu real papel frente aos contextos educativos: como mediador dos processos de ensino e aprendizagem.

EMENTA:

Percepção de gerações e características de seus atores em sala de aula com a identificação nos traços comportamentos e possíveis estratégias metodológicas para fomentar a construção do conhecimento; Do líquido ao sólido – da obsolescência ao imprevisível – a “RE”invenção da roda; Experimento de empatia; Gestão de experiências; Conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais necessários para a boa gestão da sala de aula; Exemplos de uso de ferramentas de metodologias ativas presenciais e virtuais. Desconstrução da ideia de receitas para ensinar e atividades que propiciam uma educação ativa nas aulas.

OBJETIVOS:

  • RECONHECER a importância de se adotar uma postura ativa frente os estudantes e incorporar estratégias que possibilitem a construção do conhecimento efetivo;
  • DESENVOLVER as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) junto com os profissionais da educação a partir dos preceitos das metodologias ativas;
  • PROPICIAR situações de aprendizagem que buscam a implementação de estratégias ativas em todos os segmentos da Educação Básica;
  • PROPOR reflexões sobre a “zona de conforto” na educação e seus desdobramentos no futuro dos estudantes;
  • CONSTRUIR planos de aulas pautados em metodologias de ensino ativas que oportunizam o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.

 

METODOLOGIA:

Palestra interativa que busca desenvolver os objetivos elucidados de forma dinâmica. Utiliza conceitos claros e objetivos que interage com o público, instiga a participação para aumentar a assimilação das informações expostas e as características positivas e limitantes dos profissionais da Educação, além de propiciar e fomentar a de uma autoavaliação de sua performance frente as reais demanda dos contextos profissionais que requerem cada vez mais uma postura ativa e reflexiva.

PÚBLICO ALVO:

A palestra é dirigida a professores de diferentes componentes curriculares, gestores educacionais, coordenadores, supervisores e demais profissionais da Educação. Reitera-se ainda que, a palestra pode atender professores em formação inicial que desejam aprimorar e investir nesta temática no âmbito acadêmico e/ou profissional.

TEMPO DE DURAÇÃO[1]:

  • Mínimo para palestra:
    • 1 hora e 30 minutos (pois há interação em tempo real como público presente no momento síncrono, já que os mesmos influenciarão na palestra com as suas percepções sobre a temática e irão decidir o andamento das discussões).

 

  • Mínimo para curso de imersão:
    • 2 horas e 30 minutos (por módulo).

 

Observação: O tempo descrito acima é devido à interatividade com o público e à imersão realizada com as temáticas supracitadas. A temporalidade do curso pode alternar de acordo com as necessidades educativas e formativas dos profissionais da educação e da rede de ensino contratante.

 

  • Caso tal tema seja solicitado no formato curso de formação continuada, cada metodologia explicitada é aplicada como forma de imersão, no qual os presentes apreendem o passo a passo dos recursos explanados e suas aplicabilidades no contexto formativo dos estudantes. O tempo pode variar em períodos de 2 horas e 30 minutos cada e a quantidade de períodos irá variar diante da quantidade de ferramentas apresentadas e demandadas pelo contratante da formação;

 

  • O curso foi desenvolvido com foco de 100 % na prática, pois tem o objetivo de levar os profissionais da Educação a compreenderem cada ferramenta apresentada dentro da aprendizagem ativa, vivenciando o passo a passo de cada uma delas;
  • Todas as ferramentas serão desenvolvidas no âmbito pedagógico subsidiando os profissionais da educação a desenvolverem práticas de ensino mais dinâmicas, além de promover maiores engajamentos dos estudantes com as propostas abordadas nas aulas, seja em nível presencial, remoto ou híbrido;
  • Durante a explanação da temática, as estratégias, vivências e exemplificações serão apresentadas de acordo com normas vigentes educacionais e com o currículo atual (BNCC). O professor formador irá estimular a comunidade aprendente a expor suas dúvidas e a saber como propor aulas atrativas, desenvolvê-las e avaliá-las de acordo com as demandas educacionais e orientações oficiais publicizadas pelos órgãos educacionais;
  • Em caso de desenvolvimento da temática em formato de curso, os módulos serão discutidos entre o professor formador e o contratante, de acordo com as peculiaridades dos profissionais da educação que irão participar da formação.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show;
  • Microfone e Caixa de Som;
  • Área com cobertura de Internet – modalidade presencial.
    • Caso não tenha cobertura, a palestra ou curso é totalmente adaptável para que a falta de internet não seja uma barreira para o desenvolvimento da capacitação.

 

  • Na modalidade virtual, a palestra e/ou curso ocorrerá de forma remota, como acordado previamente, sem necessidade dos materiais elucidados acima.

Observação: Em ambos os casos, presencial ou virtual, para um melhor desenvolvimento da capacitação e das temáticas que serão abordadas, sugere-se que os participantes utilizem dois dispositivos, por exemplo, celular e notebook, se possível. Essa solicitação é para que a comunidade aprendente possa treinar em tempo real as ferramentas digitais que perfazem o curso e assistir as orientações explanadas pelo professor, sem quaisquer interrupções.

 


[1] O tempo de duração varia de acordo com as especificidades formativas do município e/ou do Sistema de Ensino.

Público Alvo: A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores das áreas de gestão e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.
Tempo de Duração: 1 hora e 30 minutos
Resumo/Release Palestra: O gestor em sua atuação se depara com um público usuário sedento por resultados, no qual são exigidos capacidades e habilidades específicas do campo não tecnicista, que as vezes, podem estar adormecidas ou até desconhecidas. Esse ator precisa saber lidar com questões do campo subjetivo, pois tais questões já são esperadas dos grandes líderes sociais e públicos. Esse gestor deve ter um comportamento de líder visionário para atingir a mente e o coração das pessoas ao qual trabalham e dos cidadãos. Portanto, esse gestor sempre deve ter foco no aprendizado contínuo, os quais provocam mudanças e formatações em seu perfil profissional, para se adequar a essas demandas e assim manter sua empregabilidade em alta, além de construir sua marca e legado de forma coesa e forte desde o início de sua gestão.

Público Alvo:A palestra é dirigida a gestores públicos da área educacional, dirigentes educacionais e futuros gestores da área, bem como públicos formadores de opinião que possam corroborar com a tomada de decisão dentro da esfera educacional.
Tempo de Duração: 1 hora e 30 minutos
Resumo/Release Palestra: Profissional responsável por planejar e gerenciar as organizações públicas, seja nas esferas Municipal, Estadual e Federal, é conhecido como gestor público, mas suas funções podem ultrapassar essas esferas e fazer conexões com as organizações não governamentais, além de desenvolver projetos de empresas privadas realizados em parceria com o poder público. No âmbito da educação, tal gestor vivência os anseios da sociedade que estão latentes, por isso seu comportamento pode transmitir informações que contribuem com uma boa gestão desde que bem planejado o pensar estratégico em prol de um objetivo maior.

Público Alvo: A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores das áreas de gestão e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.
Tempo de Duração: 1h 30 minutos
Resumo/Release Palestra: O expectador, através dessa palestra interativa, tem a possibilidade de refletir sob sua forma de avaliar as coisas e pessoas a seu redor, além de entender e conviver com a pressão de objetivos e metas, as quais as vezes torna-se, às vezes, impraticáveis diante do fluxo de informação e construção dos planejamentos para obtenção do resultado esperado. Em meio desse cenário, esse profissional convive com retrabalhos e a frustrações para com os negócios que estão sob sua “tutela”. Por reflexo o potencial desses profissionais pode até ser colocado em xeque quando há sucessões de resultados não agradáveis a quem deve ser reportado tais resultados. Portanto, saber visualizar prazos, planejamentos eficazes e negociar, torna –se uma premissa de um gestor líder em resultados que satisfazem à direção e provocam conforto aos liderados em executar os planos com melhor estrutura, pontuando a si próprio, possíveis lacunas que podem ser corrigidas e obter resultados positivos da melhor forma desejada.

GESTÃO DE ENCANTAMENTO:

A sala de aula em prol de alunos extraordinários

            A gestão de encantamento nas aulas tem como centro da formação o docente que deve perceber as diversas peculiaridades dos contextos educativos e atentar-se aos detalhes para que se possam potencializar ambientes formativos de forma que o estudante se engaje e, assim, transformar a sua sala de aula em um espaço de construção de conhecimentos efetivos. Um professor atento às demandas dos seus estudantes poderá favorecer subsídios necessários para que os estudantes se apropriem dos conteúdos abordados pelos componentes curriculares e, assim, correlacioná-los com a realidade em que se encontra inserido, potencializando uma formação enraizada na perspectiva cidadã.

            O professor enquanto protagonista vivencia as mudanças e informações que seus estudantes explanam, de acordo com as realidades em que vivem. A partir destas informações criam condições necessárias para tornar a aula mais encantadora, de modo que, os estudantes percebam a relevância do que é abordado nas aulas e correlacionem os conceitos discutidos com a sua vida em sociedade. Desse modo, o professor-protagonista utiliza as características positivas intrínsecas aos seus estudantes e o potencial que eles carregam como forma de oportunizar a construção do conhecimento de um cidadão crítico e reflexivo e capaz de tomar decisões conscientes e coerentes a partir de situações-problemas que emergem no seu dia a dia.

Ementa:

Percepção do SER PROFESSOR, sua órbita e seu papel profissional no mundo; Entender quais possíveis temas que possam provocar interação professor/aluno e aluno/professor; Identificar e compreender os limites (tecnológicos, culturais, comportamentais e geracionais) e entender como ultrapassá-los; Evidenciar a representatividade que o professor tem no papel da formação de cada cidadão; Experimentar algumas ferramentas metodológicas e possíveis estratégias para fomentar a construção de um ambiente propício para melhoria da performance profissional educacional por meio dos resultados obtidos com seus alunos; Saber ser imprescindível na futura carreira profissional do aluno.

OBJETIVOS:

  • PERCEBER a importância da compreensão dos comportamentos geracionais vivenciados em sala de aula, independente da faixa etária dos estudantes;
  • COMPREENDER o ser encantador para a construção da história de vida dos estudantes em sala de aula;
  • RECONHECER as barreiras para a obtenção de resultados eficazes, bem como as melhores estratégias para trabalhar com o envolvimento, comprometimento e engajamento dos estudantes;
  • PROPICIAR situações de aprendizagem abarcando atitudes e valores necessários para ser um cidadão crítico na atualidade;
  • MOTIVAR os profissionais da educação na construção de um ambiente propício para a melhoria da performance educacional;
  • FOMENTAR a importância do aprimoramento constante em busca de novas metodologias que potencialize o pensamento crítico e reflexivo nas aulas.

METODOLOGIA:

Palestra interativa na qual corrobora com o entendimento dos objetivos de forma dinâmica. Utiliza conceitos claros e objetivos e interage com o público. Instiga a participação para aumentar a assimilação das informações expostas e as características positivas e limitantes dos profissionais da educação, além de propiciar e fomentar uma autoavaliação de sua performance frente às reais demandas do mercado de trabalho com o intuito de promover a importância do aprimoramento constante na Educação. Ainda, a palestra estimula os profissionais da educação a se capacitarem de acordo com as novas tendências do mercado de trabalho.

PÚBLICO-ALVO:

A palestra é dirigida a professores de diferentes componentes curriculares, gestores educacionais, coordenadores, supervisores e demais profissionais da Educação. Reitera-se ainda que, a palestra pode atender professores em formação inicial que desejam aprimorar e investir nesta temática no âmbito acadêmico e/ou profissional.

TEMPO DE DURAÇÃO[1]:

  • Mínimo para palestra:
    • 1 hora e 30 minutos (pois há interação em tempo real como público presente no momento síncrono, já que os mesmos influenciarão na palestra com as suas percepções sobre a temática e irão decidir o andamento das discussões).
  • Mínimo para curso de imersão:
    • 2 horas e 30 minutos (por módulo).

Observação: O tempo descrito acima é devido à interatividade com o público e à imersão realizada com as temáticas supracitadas. A temporalidade do curso pode alternar de acordo com as necessidades educativas e formativas dos profissionais da educação e da rede de ensino contratante.

  • Caso tal tema seja solicitado no formato curso de formação continuada, cada metodologia explicitada é aplicada como forma de imersão, no qual os presentes apreendem o passo a passo dos recursos explanados e suas aplicabilidades no contexto formativo dos estudantes. O tempo pode variar em períodos de 2 horas e 30 minutos cada e a quantidade de períodos irá variar diante da quantidade de ferramentas apresentadas e demandadas pelo contratante da formação;
  • O curso foi desenvolvido com foco de 100 % na prática, pois tem o objetivo de levar os profissionais da Educação a compreenderem cada ferramenta apresentada dentro da aprendizagem ativa, vivenciando o passo a passo de cada uma delas;
  • Todas as ferramentas serão desenvolvidas no âmbito pedagógico subsidiando os profissionais da educação a desenvolverem práticas de ensino mais dinâmicas, além de promover maiores engajamentos dos estudantes com as propostas abordadas nas aulas, seja em nível presencial, remoto ou híbrido;
  • Durante a explanação da temática, as estratégias, vivências e exemplificações serão apresentadas de acordo com normas vigentes educacionais e com o currículo atual (BNCC). O professor formador irá estimular a comunidade aprendente a expor suas dúvidas e a saber como propor aulas atrativas, desenvolvê-las e avaliá-las de acordo com as demandas educacionais e orientações oficiais publicizadas pelos órgãos educacionais;
  • Em caso de desenvolvimento da temática em formato de curso, os módulos serão discutidos entre o professor formador e o contratante, de acordo com as peculiaridades dos profissionais da educação que irão participar da formação.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show;
  • Microfone e Caixa de Som;
  • Área com cobertura de Internet – modalidade presencial.
    • Caso não tenha cobertura, a palestra ou curso é totalmente adaptável para que a falta de internet não seja uma barreira para o desenvolvimento da capacitação.
  • Na modalidade virtual, a palestra e/ou curso ocorrerá de forma remota, como acordado previamente, sem necessidade dos materiais elucidados acima.

Observação: Em ambos os casos, presencial ou virtual, para um melhor desenvolvimento da capacitação e das temáticas que serão abordadas, sugere-se que os participantes utilizem dois dispositivos, por exemplo, celular e notebook, se possível. Essa solicitação é para que a comunidade aprendente possa treinar em tempo real as ferramentas digitais que perfazem o curso e assistir as orientações explanadas pelo professor, sem quaisquer interrupções.

] [1] O tempo de duração varia de acordo com as especificidades formativas do município e/ou do Sistema de Ensino.

Público Alvo: A palestra é dirigida a professores, dirigentes educacionais e futuros profissionais da educação, bem como públicos com foco no interesse sobre o assunto e que possam corroborar com a construção do conhecimento do público presente.
Tempo de Duração: 1h 30 minutos
Resumo/Release Palestra: A palestra é desenvolvida diante de uma pergunta norteadora – Qual é o meu propósito e comprometimento com meu real objetivo? Diante desse tema o diálogo abrange assuntos que enfatizam a importância de ser alguém proativo e que busca seu protagonismo, dando a oportunidade de pensar e refletir qual deve ser o hábito ideal para se sobressair desde já. Também fala da importância da construção do networking bem estruturada a partir de sua área de atuação. protagonismo perante a comunidade, e como e vista sua marca pela sociedade. Fala da construção de estratégias para a vida após escola, e ajuda a criar o senso de propósito para com a carreira que atua e/ou a que desejar seguir, como o mercado fala e exige competências e habilidades específicas do campo não tecnicista. Importância da resiliência e persistência diante do “NÃO”, da empregabilidade e trabalhabilidade, além do profissionalismo.

Público Alvo: A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores das áreas de gestão e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.
Tempo de Duração: 1h 30 minutos
Resumo/Release Palestra: O profissional da atualidade precisa entender e atender e demandas, bem como as necessidades da área no qual está inserido, para manter-se nele e dele extrair seus resultados para sobreviver. Frente a isso, o tempo se torna cada vez mais escasso diante da grande competitividade mercadológica, e com isso o profissional se vê obrigado conviver com a possibilidade de frustrações para com sua agenda de demandas, chegando a colocar de lado sua vida pessoal para que consiga dar atenção ao profissional e produzir resultados. Estar consciente de como saber tomar decisões diante de situações diversas, e dominar o uso de uma métrica para que possa analisar sua performance, assim garantir tempo útil do dia se faz mais que necessário nos dias de hoje. Os desdobramentos com esse novo comportamento refletem diretamente na qualidade de vida pessoal e familiar desse profissional, já que ele poderá reconhecer, analisar seus hábitos que “roubam” seu tempo, além de saber discernir do que é urgente, relevante, ou não nas situações do dia a dia. Palestra que ajuda a se autoanalisar e avaliar como pode se posicionar no início do dia em sua agenda diária, fazendo de cada hora útil do dia ser mais produtivo.

Público Alvo:A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores, e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.
Tempo de Duração: 1h e 30 minutos
Resumo/Release Palestra: O gestor da atualidade se depara com o mercado acirrado, sedento por profissionais capazes de transformar o ZERO em resultados positivos. A exigência de competências e habilidades específicas do campo não tecnicista, faz esse gestor sempre ter que buscar o aprendizado contínuo, provocando mudanças e formatações em seu perfil profissional, para se adequar a essas demandas e assim manter sua empregabilidade em alta, reconhecendo suas auto barreiras na obtenção de resultados eficazes o qual ajudarão na construção de uma liderança humanizada. Assim esse gestor poderá externar melhor seus conhecimentos técnicos e holísticos, para com a equipe e com os contratantes, evidenciando sua marca de forma mais positiva e produtora de resultados que provocam satisfação a esse gestor. Essa palestra mostra desde o porquê da evolução do mercado, bem como a complexidade desse, na qual exigem habilidades e comportamentos que a faculdade não ensina, além de saber ser competitivo, e se diferenciar no mercado em que atua, sem ser antiético.

Público Alvo: A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores, e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.
Tempo de Duração: 1h e 30 minutos
Resumo/Release Palestra: O líder e empreendedor do século XXI precisa saber “sentir” as pessoas para poder incentivá-las a dar o melhor de si no trabalho. Saber lidar com questões do campo subjetivo já é uma competência esperada dos grandes líderes, pois esses líderes visionários atingem a mente e o coração das pessoas. Assim extrair seus resultados profissionais atendendo as demandas e necessidades do mercado. Com isso, sua marca de líder começa a ser fortalecida no mercado ao qual esteja inserido ou que deseja se inserir, resultando além de sua sobrevivência, a conquista de mais mercado.

Público Alvo: A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores das áreas de gestão e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.
Tempo de Duração: 1h 30 minutos
Resumo/Release Palestra: O gestor que deseja resultados na era 4.0, ou seja, o mercado atual, necessita ser um entendedor de uma ferramenta chamada inteligência competitiva, pois essas entrega meios de construir possibilidade de antecipar às exigências do mercado, é claramente possível de tornar a gestão bem mais estratégia e voltada a satisfazer e atender as expectativas de cada cliente em específico. Essa inteligência competitiva ajuda acompanhar as tendências do mercado, verificando se as estratégias estão aproveitando as oportunidades e as fortalezas, sem ignorar as ameaças e os pontos fracos, monitorando os objetivos e as estratégias gerais e funcionais, além de deixar o gestor mais atento ao cenário, alocando os recursos e buscando o cumprimento da missão da empresa, integrando todas as áreas, com foco nos melhores resultados.

Público Alvo: A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores das áreas de gestão e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional
Tempo de Duração: 2 horas
Resumo/Release Palestra: O conhecimento técnico é importante, e sempre será, mas se a base do profissional for somente esse tipo de conhecimento o resultado pode ser frustrante diante da realidade frente a grande concorrência do próprio mercado. Além disso, o novo profissional deve se ater tem uma série de restrições para “vender” seu serviço para o mercado. Há saídas éticas e eficientes, já que o marketing, que é uma ferramenta que pode ajudar a entender o mercado consumidor, os meios e as estratégias necessárias para atingir tal consumidor final. Atua como uma espécie de guarda-chuva que abarca o planejamento e o livre pensar em se diferenciar dos demais profissionais do mesmo segmento. O profissional de hoje precisa desenvolver sua capacidade gerencial e comercial mais até do que o seu conhecimento técnico. Em outras palavras, o gestor deve se posicionar no mercado cada vez mais escasso e complexo, tornando se um profissional, e sua empresa também, mais competitiva com a ética que a profissão exige.

Público Alvo: A palestra é dirigida a gestores e futuros gestores das áreas de gestão e formadores da tomada de decisão; os quais já interagem ou irão interagir com terceiros, frente aos novos rumos e desafios que o cenário atual do mercado e suas oportunidades, empresa a qual trabalham ou vislumbram trabalhar. Como também, os atores que atuarão no apoio da construção de um novo e ideal cenário profissional.
Tempo de Duração: 1h 30 minutos
Resumo/Release Palestra: O profissional nos dias de ERA DIGITAL precisa estar antenado aos meios tecnológicos e de gestão que faz frente as necessidades das novas demandas que o mercado / segmento exige, pois caso contrário pode ser “engolido” por novos profissionais adaptados a essa necessidade. Em meio desse cenário, o gestor convive com a possibilidade de frustrações para com os negócios que estão sob sua “tutela”. Por isso, essa palestre tem o intuito de fomentar o lado crítico para o acordar e ver o novo de forma plena e necessária, mudanças a serem feitas e sem sofrimentos pelos atores das organizações, sendo assim, torna –se uma premissa de um gestor fomentar resultados que satisfazem à direção e provocam conforto aos liderados em executar ações mais eficientes diante do mercado tão complexo.

Público Alvo: Alunos e professores do Ensino Médio
Tempo de Duração: 1h e 30 minutos
Resumo/Release Palestra: Oficina interativa, na qual ajuda o discente a projetar no mercado e para seu futuro, fazendo que ele fomente a transformação de uma ideia em sonho e o sonho em algo concreto como FOCO. Trabalha a inteligência emocional e a leitura do tempo diante das demandas sociais desse jovem para como o futuro profissional dele. Através de aplicação de exercícios, cada um terá seu mapa estratégico montado ao final das interações, com todas as justificativas dos porquês buscam tal sonho.

Público Alvo: Alunos e professores do Ensino Médio
Tempo de Duração: 1h e 30 minutos
Resumo/Release Palestra: Diante dos desafios da Geração Z em sala de aula, ao qual a apatia com relação ao futuro pode ser uma realidade vivenciada. A Palestra Oficina traz à tona uma discussão interna com esses atores. De forma alegre, interativa e até desafiadora para com suas formas de pensar, esses expectadores são levados a pensar, analisar, e construir um mapa de sonhos ao qual conseguem enxergar o quanto podem ainda melhorar sua performance desse hoje em diante.

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