APRESENTAÇÃO

Vivemos hoje uma realidade científico-tecnológica marcada pela complexidade, o que nos leva a conviver de forma ambígua com as suas benesses e malefícios, sendo que nesse contexto multifacetado encontra-se a Educação, única ferramenta simbólica possível de promoção da equidade.

No entanto, em que pese o reconhecimento do valor e o peso da Educação nesse cenário dicotômico, é impossível desconsiderar a fragilidade histórica da formação docente, que há décadas vem se deteriorando em nível nacional. Ou seja, enquanto o mundo se torna cada vez mais tecnológico e o contexto laboral mais exigente, em caminho oposto, segue a formação dos agentes educacionais.

Nesse sentido, não é difícil encontrar uma ala de profissionais da área educacional que defendem o resgate da tradição pedagógica e uma outra que ferrenhamente defende o seu abandono e o mergulho urgente em abordagens mais inovadoras e próximas da tecnologia.

Portanto, visando inserir-se nesse contexto marcado por tanta adversidade, o CONET NORDESTE apresentará uma contribuição para esse debate, e mais do que isso, oferecerá instrumentais didáticos para gestores e docentes brasileiros, uma vez que, para muitos, nem sempre fica explícita a prática pedagógica mais assertiva a ser desencadeada daqui em diante, para que o ideal contemplado na legislação educacional se materialize na sala de aula, transformando-a, de fato, naquilo que ela deve ser: o locus privilegiado de acesso ao conhecimento, sendo este um fator primordial para o desenvolvimento humano, e para a cidadania.

LOCAL DO EVENTO

Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – CCERC

Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá, Maceió

PROGRAMAÇÃO

7h30 às 08h30 – Credenciamento e visita aos estandes
08h30 às 9h – Cerimonial de abertura

Sinopse:

Um dos grandes desafios que se encontram no espaço da educação diz respeito à formação e à prática daqueles e daquelas que estarão se responsabilizando pela construção e partilha da cultura, no processo educativo, nas instituições escolares. Torna-se necessário, então, um exercício de reflexão crítica que auxilie na direção do aprimoramento da qualidade do processo. A didática, como teoria do ensino, e a filosofia da educação, como pensar crítico sobre os fundamentos da educação, são elementos preciosos para o desenvolvimento dessa reflexão.

Palestrante: Terezinha Rios

 

10h30 às 11h -Intervalo / Visita aos estandes

Sinopse:

Comece pelo simples.

Palestrante: Davi Braga

12h30 às 14hAlmoço 

Sinopse: 

Você entrou na educação para transformar vidas — mas, muitas vezes, volta para casa sem fôlego, carregando conflitos, indisciplina e a sensação de que o conteúdo engoliu o cuidado. Esta palestra foi criada para devolver sentido, respiro e direção ao seu fazer pedagógico: empatia como competência prática, que protege o educador e potencializa a aprendizagem.

Nesta experiência, vamos traduzir inteligência socioemocional em ações simples, replicáveis e de alto impacto. Você aprenderá a regular o próprio estado emocional para conduzir a turma com mais presença, a transformar conflitos em acordos e a criar um clima de segurança psicológica que engaja até os alunos mais “desligados”. Não é teoria distante: são ferramentas que cabem na rotina de quem tem pouco tempo e muita responsabilidade.

Por que participar agora?

Porque cuidar de quem ensina é a estratégia mais inteligente para melhorar a aprendizagem. Quando o educador está regulado, a turma aprende mais e convive melhor. Empatia não é “ser bonzinho”: é método, é gestão de relações, é saúde emocional aplicada ao cotidiano escolar.
Se a sua escola precisa de menos conflito e mais presença, menos cansaço e mais sentido, esta palestra é para você. Vamos juntos transformar a cultura da sala de aula — com empatia prática, ciência acessível e ferramentas que você já pode usar na próxima segunda-feira.

Palestrante: Eduardo Shinyashiki

Mediação: Silvio Fidélis 

15h45 às 16h30Intervalo / Visita aos estandes

Sinopse:

A recente reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) traz mudanças significativas não apenas na forma como são aferidos os resultados, mas também na maneira como escolas, gestores e professores precisam organizar seus processos pedagógicos. Esta palestra convida os participantes a compreender os fundamentos do novo modelo de avaliação, suas conexões com a BNCC e as implicações diretas para a prática escolar cotidiana. De forma clara e aplicada, serão discutidos os impactos sobre o planejamento das aulas, o acompanhamento das aprendizagens, a priorização curricular e o papel das avaliações diagnósticas e formativas no alinhamento às exigências nacionais. Mais do que apresentar mudanças técnicas, o objetivo é refletir sobre como transformar dados em ação pedagógica, fortalecendo a equidade e a qualidade da educação.

Palestrante: Thomaz Edson Veloso

Cursos

14h às 18h // Intervalo: 15h45 às 16h30

Sinopse:

“Cuidar e Educar: a construção de vínculos na primeiríssima infância” convida profissionais da educação, da saúde e famílias a refletirem sobre a importância dos vínculos afetivos nos primeiros anos de vida. Com base em evidências científicas e experiências práticas, a abordagem destaca como o cuidado e a educação caminham juntos no desenvolvimento integral da criança, especialmente na fase de 0 a 3 anos. O encontro propõe um olhar sensível e qualificado para o papel dos adultos na construção de relações seguras, que favorecem o aprendizado, a autonomia e o bem-estar emocional desde os primeiros contatos com o mundo.

Regina Shudo

Mediação: Charles Fabiano Araújo Quadro

 

Sinopse:

Será que a escola ensina a ouvir? Será que os professores ouvem, de fato, seus alunos? Será que a equipe escolar costuma ouvir-se? A leitura e a escrita são habilidades estimuladas em todas as fases escolares. A fala, embora com menor rigor e frequência, também é estimulada. E a escuta atenta, ativa, interessada … é ensinada e praticada? A palestra enfatiza a importância de saber ouvir no ambiente profissional, além dos problemas relacionados com a desatenção e a falta de empatia entre os envolvidos no processo educacional. São apresentadas estratégias para melhorar a escuta, as relações interpessoais e minimizar as falhas de comunicação.

Anderson Novello

Atividades Extras: 18h às 18h30

 

07h30  às 8h30 –  Visita aos estandes

Sinopse:

A gestão da escola, da sala de aula e da aprendizagem. Como planejar e executar uma gestão escolar multiculturalmente orientada. “Administração” escolar como um meio para o alcance da finalidade educativa. O papel da liderança para a criação de um ambiente escolar humanizado e favorável para a aprendizagem significativa. Planejamento estratégico, colaborativo e participativo.

Metodologias ativas para a promoção do protagonismo discente. Flexibilização do currículo e das práticas pedagógicas para responder às necessidades dos alunos e às exigências das avaliações externas. Gestão da estrutura física da escola e de recursos tecnológicos para a promoção da aprendizagem significativa. Organização do tempo e do espaço pedagógico para propiciar experiências inclusivas, diversificadas e integradoras.

Avaliações formativas e somativas que promovam a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Uso de indicadores (IDEB, VAAR, ICMS educacional) para monitorar resultados e ajustar as práticas pedagógicas. A relação entre gestão eficiente e a melhoria dos índices educacionais (ciclo PDCA). Como vencer a resistência à mudança nas práticas escolares. Formação contínua dos educadores e gestores a partir de evidências. Ações intersetoriais para a construção de redes de colaboração envolvendo Governos, Escola, Família, Comunidade e setores afins no processo de melhoria da qualidade educativa.

Palestrante: Ivanilde Moreira

10h às 10h30Intervalo / Visita aos estandes

Sinopse:

Nesse encontro está previsto um diálogo intercultural abarcando profissionais que representam vozes dos grupos historicamente minorizados e possibilitando ações efetivas para uma educação plural e inclusiva.

Gláucia Morais

_________

Sinopse:

A importância da inclusão do paradigma africano nos processos educativos contemporâneos.

Fabrice Senapkon

Educador Africano da República do Benim, Doutor em Educação pela UFJF e Fundador da Axovi Educação.

_________

Sinopse:

Educação para diversidade e inclusão.

Tamikuan Pataxó

Sinopse:

Irei mostrar como as camadas artísticas podem ser oferecidas às crianças e adolescentes a partir da literatura. Vamos trabalhar música, animação e contração de histórias a partir do objeto livro

Ministrante: André Curvello

Sinopse:

O curso apresenta o uso de jogos como estratégia pedagógica para desenvolver o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o engajamento dos estudantes nos Anos Iniciais. Aborda fundamentos teóricos, exemplos práticos e orientações para planejar, aplicar e avaliar atividades lúdicas alinhadas às habilidades da BNCC, potencializando a aprendizagem de forma significativa e prazerosa.

Ministrante: Cícero Inácio dos Santos

 

14h45 às 15h15 – Intervalo / Visita aos estandes

Sinopse:

Nesta palestra, eu vou explorar como a neurociência nos dá ferramentas práticas para ajudar nossos alunos a desenvolverem habilidades de saúde mental e emocional. Vamos além da teoria para entender como o cérebro aprende, processa emoções e lida com o estresse. Falarei sobre a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar. Mostrarei como podemos usar esse princípio para construir resiliência e bem-estar na sala de aula. Vamos abordar juntos temas essenciais como: O papel do estresse na aprendizagem: Veremos como o estresse afeta a memória e a atenção, e o que podemos fazer para criar um ambiente de aprendizado mais seguro e acolhedor. Inteligência emocional na prática: Vou explicar a interação entre a amígdala e o córtex pré-frontal e como usar esse conhecimento para ensinar os alunos a regular suas próprias emoções.

Técnicas simples baseadas em evidências: Eu vou apresentar exercícios como a atenção plena (mindfulness), que ajudam a fortalecer a concentração e a autoconsciência dos nossos alunos. Ao final da nossa conversa, vocês sairão com um conjunto de estratégias concretas e didáticas, prontas para serem aplicadas, transformando a sala de aula em um espaço onde a saúde cerebral e o bem-estar são a nossa prioridade.

Sinopse:

As metodologias ativas de ensino são um convite para romper com o ensino tradicional e abrir espaço para uma educação que pulsa inovação, engajamento e resultados reais. Elas transformam o estudante em protagonista do processo, favorecendo o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração. Quando unidas à criatividade docente, tornam a sala de aula um laboratório vivo de experiências, capaz de gerar aprendizagens significativas e alinhadas às demandas do nosso tempo.

Mais do que aprender metodologias, os educadores sairão inspirados a criar experiências exitosas e impactantes, capazes de tornar suas aulas inesquecíveis, transformadoras e alinhadas às demandas do século XXI.

Ministrante: Lucas Roofer

Sinopse:

Uma palestra inspiradora que propõe repensar a educação como experiência de autoconhecimento, empatia e transformação. Um convite para refletir sobre a prática pedagógica em uma escola que valoriza o humano em sua integralidade.

Ministrante: Cleber Fabiano

17h30Encerramento

Atividades Extras: 17h30 às 18h30

*A programação poderá sofrer alterações para se ajustar às necessidades do evento. | Confira os currículos dos palestrantes no site: www.ferrazeventos.com.br

CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 30h/aula (hora/aula de 45 minutos) 

Inclui conferências, palestras, cursos, talk-show, mesa de debate e atividades extras como: credenciamento, visitas a exposição, encontros com palestrantes que serão realizados antes do início das atividades, nos intervalos e após o término, conforme programação. A complementação das horas se dará através de matérias, sugestões de leitura e atividades sugeridas nos cursos.

CERTIFICADOS

Registrados pela faculdade UNINA para os participantes que atingirem um mínimo de 75% de frequência.

INVESTIMENTO

  • O lote promocional não incide desconto de parceiros.
  • Valores válidos para inscrição e pagamento até a data limite de cada tabela.
  • As inscrições realizadas e não pagas até a data limite de pagamento, constantes na tabela de valores, terão seu valor atualizado automaticamente para o próximo valor vigente.
  • As inscrições devem ser realizadas no site: www.ferrazeventos.com.br

Confira as condições especiais para grupos e associados à UNDIME em nosso site. Não aplicáveis ao lote promocional.

hotéis parceiros

Ibis Maceió Pajuçara

ACESSE O LINK PARA OBTER SEU DESCONTO

Ibis Budget Maceió Pajuçara

ACESSE O LINK PARA OBTER SEU DESCONTO

Ibis Styles Maceió Pajuçara

ACESSE O LINK PARA OBTER SEU DESCONTO

Mercure Maceió Pajuçara

ACESSE O LINK PARA OBTER SEU DESCONTO

ACESSE O LINK PARA OBTER SEU DESCONTO

PROMOÇÃO

ORGANIZAÇÃO

APOIO ACADÊMICO

APOIo

PATROCINADOR DIAMANTE

Política de Cancelamento de Inscrição e de Substituição de Inscrição

Política de Cancelamento de Inscrição e de Substituição de Inscrição

As inscrições com cancelamento anterior ao evento terão uma taxa administrativa conforme abaixo:

– Até dia 31/08__: 25 % do valor pago

– 01/09 a 30/09__: 50% do valor pago

– A partir de 01/10: não haverá restituição de valores. Nesse caso, o participante poderá utilizar como crédito para participar de outros eventos da Ferraz Eventos & Treinamentos.

plugins premium WordPress
Scroll to Top