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Lucília Panisset

Educadora, com mais de cinco décadas de experiência profissional em docência e coordenação, desde a Educação Básica até a Educação Superior, a Profa. Lucília Panisset é Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também obteve seu título de Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Mídia e Conhecimento.

Especialista em Neurociências Aplicadas à Educação, em Altas Habilidades e Superdotação (UNIFIL), em Psicopedagogia (PUC Minas), e em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês (UFMG), Lucília iniciou sua trajetória acadêmica com o Curso de Magistério, seguido do Bacharelado em Letras, com Licenciatura em português, Inglês e suas literaturas, na PUC Minas. Como palestrante nacional e internacional, apresenta variados temas relacionados com a sua formação acadêmica e as associações profissionais nacionais e estrangeiras das quais é membro, como o Conselho Brasileiro de Superdotação (ConBraSD), a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a Institute of Mind, Brain and Education Society (IMBES), a International Dyslexia Association (IDA), a Children and Adult with Attention Deficit Disorder Association (CHADD), a International Society of Female Professionals (ISFP).

Atualmente, por meio de A Prática do Conhecimento Consultoria, Lucília se dedica ao desenvolvimento pessoal e à educação continuada de profissionais da área de Educação, Saúde e Gestão. A sua missão ‒ inspirada em seus avós e pais, também professores ‒ tem sido contribuir com a Educação brasileira, sempre fundamentada no equilíbrio entre qualificação, conhecimento e atualização científica, a própria capacitação continuada e uma prática pedagógica criativa, que privilegie o protagonismo dos alunos.

Palestras

RESUMO 

Hoje sabemos que aprender é fazer conexões no cérebro. Mas saber isso não é o suficiente…. Por isso, professores, coordenadores e diretores procuram saber como o ensino pode favorecer a aprendizagem. Mas… o que tem sido descoberto? Quais as contribuições das neurociências para o ensinar e o aprender? Como seus estudos podem ajudar os educadores? Nesta palestra, todos estão convidados para descobrir o que há de novo nessa área do conhecimento: cinco variáveis críticas no processo de ensino para a aprendizagem: história neural; contexto; aquisição; elaboração; internalização e o equilíbrio BIOPSICOSSOCIAL e aprendizagem

RESUMO 

Incluídas na Política de Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva como pessoas com direito ao atendimento especial nas escolas, nossos alunos com Altas Habilidades e Superdotação têm sido negligenciados, como se aprender e tirar notas boas não fosse mais do que a obrigação de todos os alunos… Atualmente, no entanto, felizmente o tema já tem recebido maior atenção por parte de educadores comprometidos tanto com o desempenho cognitivo de seus alunos quanto com o seu desenvolvimento emocional e a sua qualidade de vida. Em razão das características específicas dos alunos com altas habilidades/superdotação, é tempo de as instituições educacionais discutirem evidências científicas que as orientem na elaboração de projetos pedagógicos e currículos realmente inclusivos, ajudando-os a desenvolverem as competências que possam transformar todas as suas potencialidades em realidade prazerosa em suas vidas

RESUMO 

Aprender é um processo pelo qual o comportamento se modifica em consequência da experiência. E, para que a aprendizagem aconteça, é necessário haver integridades básicas dos aspectos psicoemocionais, do sistema nervoso periférico e do sistema nervoso central. Se uma ou mais funções estão comprometidas, crianças, adolescentes ou adultos apresentam desempenho acadêmico abaixo do esperado e, por isso, são comumente rotulados como pessoas com problemas para aprender. No entanto, em tempos quando profissionais de saúde e educação já têm à sua disposição os conhecimentos gerados pelas neurociências, não é mais possível continuarmos a fazer tal generalização. Neste encontro, vamos apresentar as diferenças entre distúrbio, transtorno e dificuldade, o que acontece com base não só na região cerebral afetada e na função comprometida como também nos problemas resultantes. Afinal, intervenções precisas só podem ser realizadas se, a partir dos sintomas observados, forem feitos diagnósticos corretos…

RESUMO 

Esclarecimento das diferenças entre Distúrbio X Transtorno X Dificuldade de aprendizagem. Definição de discalculia. Características gerais. Causas. Fatores que interferem na aprendizagem matemática. Os processos lógico-matemáticos. Problemas mais frequentes na discalculia escolar. Classificação das dificuldades. Complicações do quadro discalcúlico. O papel da escola no acolhimento de pessoas com tal perfil. O papel do professor junto aos alunos com discalculia: como ajudar.

RESUMO 

A palestra discutirá as mais recentes descobertas neuropsicológicas sobre Distúrbio do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações para a prática pedagógica em sala de aula e como orientadora da ação familiar. Os participantes serão orientados de modo que possam reconhecer, encaminhar para avaliação e ajudar os indivíduos com características do TDAH, facilitando o desenvolvimento da autoestima de forma positiva, um grande facilitador da aprendizagem.

RESUMO 

Aprender é um processo pelo qual o comportamento se modifica em consequência da experiência. E, para que a aprendizagem aconteça, é necessário haver integridades básicas dos aspectos psicoemocionais, do sistema nervoso periférico e do sistema nervoso central. Se uma ou mais funções estão comprometidas, crianças, adolescentes ou adultos apresentam desempenho acadêmico abaixo do esperado e, por isso, são comumente rotulados como pessoas com problemas para aprender. No entanto, em tempos quando profissionais de saúde e educação já têm à sua disposição os conhecimentos gerados pelas neurociências, não é mais possível continuarmos a fazer tal generalização. Neste encontro, vamos apresentar as diferenças entre distúrbio, transtorno e dificuldade, o que acontece com base não só na região cerebral afetada e na função comprometida como também nos problemas resultantes. Pretendemos responder à questão de tantos educadores: “Como sei que é dislexia? E, em caso de ser, o que fazer para intervir de forma a ajudar o disléxico a obter melhores resultados? ”.

RESUMO 

Considerando o fato de que um bom manejo de classe é essencial para a aprendizagem, esta palestra pretende discutir as condições mais importantes na prevenção de problemas de comportamento em aula. O objetivo é capacitar educadores para que possam lidar com atitudes negativas na escola, de modo que o ambiente de trabalho favoreça o sucesso, possibilitando a identificação dos motivos para mau comportamento em aula e sugerindo procedimentos que facilitem o manejo de classe.

RESUMO 

Discutiremos PUBERDADE X ADOLESCÊNCIA, o adolescer no século XXI, as relações adolescentes-famílias e as dificuldades específicas de aprendizagem e inclusão de adolescentes na escola.

RESUMO 

O mundo tem assistido à escalada trágica da violência nas escolas, por isso o bullying (provocações, insultos e agressões ‘gratuitas’) é um assunto muito importante a ser discutido por educadores. Mais do que nunca, professores e administradores precisam estar empenhados em criar um ambiente emocional e fisicamente seguro para os alunos. Neste encontro, vamos discutir como identificar e lidar com estas situações e apresentar estratégias para que os próprios alunos se organizem para oferecer suporte aos colegas vitimados pelo bullying e contribuir para a diminuição desse problema escolar de impacto social.

RESUMO 

Hoje é comum ouvirmos pais, avós, educadores e terapeutas dizerem a mesma coisa: “As crianças de hoje sabem mais do que nós…”. E eles estão certos: SABEM MESMO! Em razão do seu desenvolvimento em um mundo em constante e rápida transformação, crianças e adolescentes têm pouca paciência para processar informações ou para entender por que leva tanto tempo para ser alguém no mundo adulto. Reconhecer que, da mesma forma que o adulto, eles possuem uma personalidade individual, assim como aceitar que as suas habilidades naturais são diferentes das nossas, podem nos ajudar a entender melhor as suas ações e reações, abrindo caminhos para a motivação desses alunos e para a sua aprendizagem.

RESUMO 

Discutir as diferenças entre teste, prova, exame, verificação e avaliação; rever técnicas sobre elaboração de questões e apresentar alternativas variadas para avaliação.

RESUMO 

Os participantes serão convidados para uma caminhada pela história teórico-prática da Pedagogia de Projetos, com uma parada renovadora nas reflexões sobre a relevância educacional da sua utilização no desenvolvimento de cidadãos aptos para conviver com as demandas da sociedade do século XXI.

RESUMO 

Atualmente, sempre que abrimos uma revista ou um programa de congresso sobre educação, há pelo menos uma coluna ou palestra sobre ensinarmos habilidades socioemocionais nas escolas. Mas o que justifica a importância que tem sido dada ao tema? A resposta está em pesquisas sobre a forte relação existente entre cérebro, emoção, comportamento e aprendizagem e no fato de que essas são habilidades que as pessoas podem aprender, praticar e ensinar, de modo a desenvolverem competências que transformem em realidade cada um dos quatro pilares para a educação necessária no século XXI: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e a prender a conhecer.

RESUMO 

Neste encontro, faremos um breve resgate da história da infância de ontem até a contemporaneidade, discutiremos o papel dos sentidos, da emoção, da percepção e da memória no funcionamento do cérebro e na aprendizagem, apresentaremos a Árvore dos Valores Humanos e indicaremos como jogos, brinquedos e brincadeiras promovem a aprendizagem, inclusive de valores.

Para Gestores em geral

  • Sociedade da Informação ou Sociedade do Conhecimento? …
  • Administradores X Gestores
  • Liderança é um dom? …
  • Quem vai à escola na atualidade? …
  • O que levar em consideração em termos de aprendizagem? …
  • Qual deve ser o verdadeiro papel da escola contemporânea e do seu gestor? …
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