ferrazeventos@ferrazeventos.com.br

José Meciano Filho

  • Palestrante e consultor na área de educação já realizou palestras, cursos e treinamentos para mais de 40.000 professores em 11 estados e 57 Prefeituras e dezenas de escolas de Ensino Fundamental, Médio, Pré-vestibular e Superior.

    • GRADUAÇÃO: Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica
    • MESTRE EM CIÊNCIAS na área de concentração em Morfologia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.
    • DOUTOR EM CIÊNCIAS na área de concentração em Neurociências, pela Universidade Estadual de São Paulo- USP.

ATUALMENTE:
Docente do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional da UNICAMP, desde 1980, atuando como pesquisador e professor nos cursos de graduação em Medicina e Educação Física e nos cursos de especialização em Neuropsicológica, Psicomotricidade e Reabilitação Neurológica Infantil.
Docente do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, desde 1981, atuando como pesquisador e professor nos cursos de Ciências Farmacêuticas, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

  • COORDENADOR do Departamento de Ciências Morfológicas da PUC-Campinas, de 1996 a 1999.
  • DIRETOR DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA da PUC-Campinas, de 1999 a 2003.
  • DIRETOR ACADÊMICO da Faculdade Policamp – Campinas, de 2004 a 2006
  • ASSISTENTE DA DIRETORIA do Centro de Ciências da Vida – PUC-Campinas, de 2006 a 2009
  • ASSISTENTE DA DIRETORIA da Faculdade de Medicina da – PUC-Campinas, de 2010 a 2012
  • PROFESSOR CONVIDADO dos cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia das instituições:
  • Fundação Toledo – Araçatuba –SP
  • Universidade de Cuiabá – MT
  • Universidade Salesiana – Campus de Campinas – SP
  • Faculdades Metrocamp – Campinas – SP
  • Uniyana – Barreiras – BA

Em sua carreira docente do Prof. José Meciano Filho (Nino Paixão) atuou como professor e coordenador em escolas de ensino médio, pré-vestibulares, em diversas Faculdades particulares e na Universidade Federal de Uberlândia.

Sua linha de pesquisa está relacionada com envelhecimento neurológico, neuroplasticidade cognitiva, aprendizagem, ensino e memória. Ao longo dos trinta e nove anos de atividades acadêmicas, colaborou na formação de diversos pesquisadores e professores de renome nacional. Publicou diversos trabalhos em revistas científicas do Brasil, Europa e Estados Unidos

Palestras

Segundo Paulo Freire, ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção. Acreditamos que poderão ensinar melhor os educadores que sabem como ocorre o processamento cerebral para o registro das informações. A neurociência tem se preocupado em pesquisar a melhor e a mais agradável forma do cérebro aprender. Essa palestra tem por finalidade apresentar para os professores as três áreas do córtex cerebral de acordo com a classificação de A. R. Luria, envolvidas no processo de aprendizagem, bem como o funcionamento de cada uma delas. Abordamos ainda quais são e quando ocorrem as modificações neuronais relacionadas com a aprendizagem – Plasticidade Neuronal. “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende Leonardo Da Vinc

Estudos demonstram que entre os profissionais liberais o professor é o que apresenta a autoestima mais baixa. A motivação é resultante de uma necessidade interna ou externa que desperta certo comportamento. Graças à motivação necessidades se transformam em objetivos, planos e projetos. Quando se está feliz o sistema nervoso produz substâncias químicas – os neurotransmissores, que atuam estimulando estruturas cerebrais desencadeando sensação de prazer e protegendo nosso organismo contra doenças. Por isso o professor deve estar MOTIVADO e EMOCIONALMENTE envolvido com suas atividades pedagógicas e seus alunos, transmitindo eficientemente seus conhecimentos. Essa palestra tem por finalidade apresentar as estruturas cerebrais envolvidas com o prazer e motivação.Propor ações, atitudes comportamentais e estratégias pedagógicas, a serem aplicadas para a motivação dos alunos e consequentemente melhorar e facilitar o trabalho dos professores. “Tudo que dá alegria aprender, a memória auxilia.

Estudos demonstram que não basta uma boa aula, para um bom aproveitamento/aprendizagem, o professor deve elaborar uma avaliação que estimule a cognição e criatividade dos alunos. Essa palestra tem por finalidade apresentar para os professores as áreas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem. Destacar a importância da avaliação no processo de aprendizagem, orientar a construção de instrumentos de avaliação de acordo com os princípios da neurociência*, para melhor estimular as áreas cerebrais envolvidas com os processos de cognitivos, bem como discutir os cuidados a serem observados no momento da aplicação da avaliação, na análise e a discussão dos resultados e a devolutiva da avaliação aos alunos. *O modelo de avaliação apresentado é uma versão neuropedagogica, adaptada pelo Prof. Dr. José Meciano Filho – Nino, baseada na classificação funcional das áreas corticais de A.R. Luria e no índice Taxonômico de B. Bloon e tem por finalidade estimular as áreas cognitivas para atender ao proposto nos modelo atuais de avaliação – SAEB; SARESP; Prova Brasil; Provinha Brasil; ENEM; Pisa e ENADE. “O aprendizado ideal deve ser: com a cabeça, coração e as mãos.” Johann H. Pestalozzi

A neurociência têm demonstrado cada vez mais a importância do meio ambiente e sua interação, na relação entre o desenvolvimento de um sistema nervoso saudável do ponto de vista estrutural e funcional (psíquico). Para que a interação educador/educando seja saudável, o professor precisa estar motivado para acolher e ensinar. A chave do aprendizado não esta relacionado somente com o que é ensinado, mas em quem o ensina e como.Essa palestra tem por finalidade apresentar e discutir com as cuidadoras do infantil, pré-escola e os educadores, a importância do acolhimento não só na transmissão da segurança para a criança, mas também as influências que os cuidados e atitudes podem ter na formação estrutural do sistema nervoso, psíquica (personalidade) e na saúde da criança e adolescente.“Não aprendemos com qualquer um, aprendemos com aquele a quem outorgamos confiança e o direito de ensinar.”

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, em seu artigo 36, “a escola poderá adotar a metodologia de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes.”Considerando que para os atuais estudantes, pertencentes às gerações Y e Z, os métodos formais de ensino e avaliação não são bem aceitos, essa palestra tem por finalidade, apresentar outras formas de avaliação, que vão desde modificações das formas tradicionais até formas mais lúdicas, respeitando as habilidades dos alunos, enfatizando suas competências e habilidades, procurando desmistificar os processos de avaliação, sem deixar de fazer uma interface com os conhecimentos de neurociência da construção do conhecimento. “Não se avalia a eficiência de um professor pelo que ela faz; mas com base no que seus alunos fazem.” Howard Hendrick

Essa palestra tem por finalidade apresentar aos pais, professores e alunos – a importância do trabalho conjunto, representado pelo binômio família / escola, que pode contribuir para a formação do perfil emocional dos estudantes, com consequente melhora no desempenho escolar. A importância do acolhimento do aluno pela escola e do acolhimento da escola e professores pela família e aluno, para uma relação saudável. No conteúdo de nossa fala abordaremos também da importância do acolhimento no desenvolvimento do sistema nervoso e na formação da personalidade. “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação.” Airton Senna

“Não é incomum ouvirmos a frase: “Ah, os alunos de hoje não são mais os mesmos…” “É claro que os alunos de hoje não são mais os mesmos. Mas, essa expressão pode indicar certa distorção pedagógica. Afinal, alguém diz isso e, ainda, continua dando aula do mesmo jeito que dava há 10 ou 15 anos? Se os alunos não são mais os mesmos, se o mundo não é mais o mesmo, como fazer do mesmo modo?” Mario Sergio Cortella Na sociedade do conhecimento, o ensino precisa ter como objetivo o desenvolvimento da capacidade de pensar e de aprender.Nos diferentes modelos de metodologia ativa – Ensino baseado em problemas, Ensino baseado em evidencias, Aprendizado cooperativo e Aula invertida, o aluno é o sujeito/ ator no processo de aprendizagem, participando efetivamente na construção de seu conhecimento.Essa metodologia esta de acordo com os resultados das pesquisas mais recentes em neuroaprendizagem, onde se estudou a metodologia educacional utilizada na sala de aula e a aprendizagem dos estudantes. Esse modelo de ensino tem sido utilizado pelas principais instituições de ensino, pois ela ensina o aluno a pensar e resolver problemas e propor novas soluções. Falaremos também como a ação dedutiva na sala de aula pode influenciar na estrutura cerebral; neuroplasticidade cognitiva. As estruturas cerebrais envolvidas com o prazer e as ações na sala de aula para a motivação dos alunos bem como a importância do ambiente na ação do sistema nervoso autônomo durante a avaliação. “Um raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein “Tolice é fazer as coisas sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein

cursos

Após apresentação das áreas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem e destacar a importância do instrumento de avaliação nos processos cognitivos, os educadores serão orientados a trabalhar na construção de instrumentos de avaliação de acordo com os princípios da neurociência*. *O modelo de avaliação apresentado é uma versão neuropedagogica, adaptada pelo Prof. Dr. José Meciano Filho – Nino, baseada na classificação funcional das áreas corticais de A.R. Luria e no índice Taxonômico de B. Bloon e tem por finalidade estimular as áreas cognitivas para atender ao proposto nos modelo atuais de avaliação – SAEB; SARESP; Prova Brasil; Provinha Brasil; ENEM; Pisa e ENADE

Scroll to Top