Gláucia Morais
- Bio Profª Mestra Gláucia Morais
- Mestra em Linguística pela UERJ (2021).
- Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela AVM Faculdade Integrada (2016).
- Graduada em Letras (Português/Inglês e suas respectivas Literaturas) pela Faculdade CCAA (2010) e graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010).
Atualmente professora de Inglês atuando na Gerência de Supervisão e Matrícula da SME-RJ. Atuou como Articuladora no Programa de Educação Pública Bilíngue da SME-RJo por 10 anos inclusive no atendimento de Jovens e Adultos em espaços periféricos da cidade do Rio de Janeiro.
Habilitada no curso de certificação de gestores 2021 pela Prefeitura do Rio de Janeiro e conselheira consultiva do British Council em projetos (Steering Group) para aprimoramento do ensino de inglês no Brasil nos últimos 3 anos. Em 2023 tornou-se membro consultivo do coletivo BLACK SISTERS IN LAW voltado para protagonismo de mulheres pretas na justiça, culminando com a sua escolha de iniciar a graduação de Direito em 2023 na Universidade Cândido Mendes costurando aspectos linguísticos, relações étnico-raciais e a legislação.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bi/plurilíngue, favelas, educação pública, EJA e ensino-aprendizagem de língua inglesa para pessoas em vulnerabilidade social e Letramento Racial Crítico.
Educadora Antirracista, Pesquisadora, Palestrante, Revisora, Parecerista, Leitora crítica, Consultora de políticas públicas e práticas docentes, Tradutora (Português/Inglês) e Perito Grafotécnico pela Nero Perícias.
1.PROPOSTA DE PALESTRAS E FORMAÇÕES
Visa abordar iniciativas que estimulem e evidenciam o protagonismo das minorias no contexto escolar e social dialogando diretamente com docentes e gestores da esfera pública.
As movimentações cada vez mais latentes e avanços da inclusão equitativa e igualitária traz a conscientização e necessidade de desconstrução de políticas excludentes e racistas nos espaços e relações de trabalho.Trataremos a conscientização de gestores e servidores/funcionários no geral abarcando legislação, ações afirmativas, questões de comportamento (explícito/velado) e trazer soluções para mudanças que visam garantir a integridade e empatia dos atores.
Uma educação antirracista e decolonial precisa ser abordada de forma natural já na formação dos professores e sempre aprofundada ao longo de sua prática.
Uma roda de conversa com os jovens estudantes sobre suas dores sociais no aspecto racista e de preconceitos pode se tornar um workshop para sua trajetória como um cidadão numa sociedade ainda excludente.
Abordamos as principais ações e ideias para os entes federativos que apresentam interesse em implementar uma política pública e linguística que facilite a construção do conhecimento em língua adicional em espaços vulneráveis ou periféricos a partir dos meus 10 anos de experiência no programa de educação pública bilíngue da cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo é apresentar as possibilidades de dar voz às narrativas e dores da minha trajetória profissional, acadêmica e pessoal potencializando por meio da minha pesquisa de mestrado com o tema: Can we “favelados” speak English? O programa de educação bilíngue em duas comunidades do Rio de Janeiro.
Trazer os dados e vivências no ambiente periférico e tratar como experimentar a escuta ativa e com empatia sobre as adversidades enfrentadas e tratar soluções para ampliação da mobilidade social como um desdobramento na ascensão profissional e acadêmica.
outros temas de palestras
2.CONSULTORIA E MENTORIA
- Educação para Relações Étnico-Raciais
- Linguística Crítica e Justiça Social
- Educação e Letramento Racial Crítico
- Mentoria Linguística Crítica
- Educação Pública Bi/Plurilíngue (Implementação – Formação)
- Mentoria Inclusiva, Decolonial e Antirracista nas Instituições