Fabio Fernandes
Conferencista Nacional e Internacional, Escritor e Educador
- Palestrante Nacional e Internacional com vários trabalhos realizados na África;
- Presidente da empresa Propalestras desde agosto de 2010;
- Formado em Administração de Empresas;
- Pós-Graduado:
- Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar;
- Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho;
- MBA em Recursos Humanos.
- Acupunturista (Saúde do Educador)
- Coaching Life
Atuou na saúde por 16 anos, como acupunturista, (medicina chinesa) e quiropata, é especialista em relaxamento Medicinal e PNL (Programação Neurolinguística).
Atua nas maiores empresas do Brasil e Exterior realizando palestras e treinamentos em educação
Em razão de sua formação eclética, experiência profissional e abrangência dos temas de suas palestras que apresentam conteúdo prático, motivacional e divertido, tem sido escolhido para abertura e encerramento de Congressos, Capacitações, Convenções e Eventos Nacionais e Internacionais.
Autor vários livros
- Motivação: Alcance o Sucesso Pessoal e Profissional Vencendo seus Medos. Editora WAK, do Rio de Janeiro.
- Dinheiro – Aprenda a ganhar e administrar que nunca irá faltar. Editora WAK, do Rio de Janeiro.
- Liderança e motivação no ambiente organizacional;
- Dr. Dinheiro e a saúde financeira (educação financeira para crianças);
- O menino que sonha em ficar rico (educação financeira para crianças);
- Educadores de sucesso: casos de sucesso na educação;
- A importância do planejamento participativo e da avaliação do desempenho escolar e aprendizagem.
Revista Tecnologias e Educação:
Editor chefe, autor de vários artigos.
Mini Cursos
PNL – Como Melhorar sua Vida para Ter Sucesso
Palestras
A inteligência emocional é essencial na educação, tanto para estudantes quanto para educadores, criando um ambiente saudável e produtivo. Ela envolve reconhecer e gerenciar emoções próprias e dos outros, aplicável em todas as áreas da vida, incluindo a sala de aula. Desenvolver a inteligência emocional pode ajudar os alunos a se comunicarem, trabalhar em equipe, resolver conflitos e lidar com desafios acadêmicos e pessoais. Além disso, ela também ajuda os educadores a compreender as necessidades dos alunos e desenvolver habilidades socioemocionais.
Gerenciar situações desafiadoras na sala de aula é fundamental e a inteligência emocional pode ajudar nesse processo. Ela envolve reconhecer e gerenciar emoções próprias e dos outros, permitindo uma melhor comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e lidar com desafios acadêmicos e pessoais. Desenvolver habilidades socioemocionais em estudantes e educadores pode criar um ambiente educacional saudável, positivo e produtivo, facilitando o gerenciamento de situações difíceis na sala de aula.
Desenvolver habilidades socioemocionais é fundamental para educadores construírem relacionamentos saudáveis e produtivos com os alunos. A inteligência emocional permite que os educadores se conectem melhor com seus alunos, compreendendo suas necessidades e ajudando-os a desenvolver habilidades socioemocionais. Essas habilidades permitem que os educadores criem um ambiente educacional positivo, onde os alunos se sintam apoiados e motivados a aprender. O desenvolvimento dessas habilidades é essencial para construir relacionamentos significativos e duradouros com os alunos, tornando o ambiente educacional mais saudável e produtivo.
Habilidades de comunicação emocional é essencial para melhorar a relação entre educadores e alunos. A inteligência emocional permite que educadores reconheçam e gerenciem emoções próprias e dos alunos, facilitando uma comunicação mais efetiva. Isso ajuda os educadores a entenderem melhor as necessidades dos alunos e a responderem de maneira adequada. Com uma melhor comunicação emocional, os educadores podem construir relacionamentos mais fortes e significativos com os alunos, criando um ambiente educacional mais saudável e positivo. O desenvolvimento dessas habilidades pode melhorar significativamente a relação entre educadores e alunos, beneficiando ambos os lados e tornando a educação mais efetiva.
A inteligência emocional pode ajudar educadores a lidar com o estresse e o esgotamento emocional. Desenvolver habilidades de reconhecer e gerenciar emoções próprias e dos alunos, permite que os educadores lidem melhor com situações estressantes. Eles podem identificar quando estão se sentindo sobrecarregados e tomar medidas para cuidar de si mesmos, reduzindo o risco de esgotamento emocional. A inteligência emocional também ajuda os educadores a se comunicarem melhor com seus alunos e lidarem com conflitos de maneira eficaz, o que pode reduzir o estresse geral no ambiente escolar. Com o desenvolvimento dessas habilidades, os educadores podem cuidar melhor de si mesmos, prevenir o esgotamento emocional e criar um ambiente educacional mais saudável e produtivo.
A palestra aborda como a inteligência emocional pode ser utilizada para ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como autoestima, autocontrole e empatia, que contribuem para um melhor desempenho na escola. Quando os alunos possuem uma boa inteligência emocional, eles são mais capazes de lidar com o estresse e as pressões da escola, além de terem maior capacidade de se relacionar bem com seus colegas e professores. Essas habilidades também contribuem para o desenvolvimento de uma autoestima saudável e autocontrole, o que permite que os alunos sejam mais focados, motivados e resilientes.
A palestra destaca como a motivação pode ser uma ferramenta importante para ajudar os educadores a cultivar a resiliência emocional. Quando os educadores são motivados, eles tendem a ter uma perspectiva mais positiva sobre seu trabalho, além de se sentirem mais energizados e capazes de lidar com as adversidades que surgem. Ao entender a importância da motivação para a resiliência emocional, os educadores podem aprender a identificar o que os motiva e a incorporar estratégias para manter sua motivação e bem-estar emocional em alta. Isso inclui cuidar da saúde mental, estabelecer metas alcançáveis e ter um senso de propósito em seu trabalho. Portanto, a palestra tem como objetivo fornecer insights sobre como a motivação pode ser utilizada como uma ferramenta para aumentar a resiliência emocional dos educadores, ajudando-os a superar o estresse e o esgotamento emocional em sua profissão.
A palestra tem como foco a importância da motivação para os educadores, que precisam manter a paixão pela profissão e o engajamento no trabalho. Ser um educador pode ser desafiador, e é fácil perder a motivação. A palestra mostra como a motivação pode ser mantida e dá dicas de como manter o entusiasmo pelo trabalho. Dessa forma, os educadores podem se sentir mais realizados e satisfeitos em sua profissão, além de garantir um melhor desempenho e aprendizado dos alunos.
A palestra aborda uma nova tendência educacional, que é a superação do estresse e a busca pela felicidade na profissão de educador. O estresse é um problema comum entre os educadores, mas é possível superá-lo e viver uma vida mais feliz. A palestra oferece insights sobre como os educadores podem lidar com o estresse, manter o equilíbrio emocional e encontrar a felicidade no trabalho. Isso não apenas beneficia a vida pessoal dos educadores, mas também melhora o ambiente escolar e o desempenho dos alunos.
Nessa palestra, vamos falar sobre como a meditação pode ajudar educadores a melhorar suas práticas pedagógicas e encontrar mais motivação. A meditação é uma técnica comprovada para reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode trazer benefícios como maior equilíbrio emocional, concentração e criatividade, além de desenvolver habilidades de empatia e compaixão. Ao incorporar a meditação em suas práticas, os educadores podem criar um ambiente mais tranquilo e acolhedor para os alunos, incentivando a concentração e o aprendizado. A meditação também pode ajudar os educadores a lidar com situações desafiadoras de forma mais eficaz, melhorando a comunicação e as habilidades interpessoais. O objetivo dessa palestra é mostrar aos educadores como a meditação pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a motivação e a prática pedagógica, oferecendo dicas e estratégias para incorporá-la em sua rotina e melhorar a saúde mental, bem-estar e eficácia no ensino.
Nesta palestra, vamos tratar de um tema importante: a valorização da motivação e da qualidade de vida dos educadores, para garantir uma educação de qualidade. Sabemos que a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro depende diretamente do trabalho dos educadores. Por isso, é essencial investir no bem-estar desses profissionais e garantir que estejam motivados para desempenhar seu trabalho de maneira excelente. Infelizmente, a falta de motivação e o excesso de trabalho podem levar a situações de estresse e insatisfação, prejudicando a qualidade do ensino oferecido aos alunos. Nesta palestra, vamos discutir maneiras de promover a motivação e a qualidade de vida dos educadores, trazendo benefícios tanto para eles quanto para seus alunos. Vamos mostrar estratégias eficazes para aumentar a motivação e bem-estar, como oferecer treinamentos e programas de desenvolvimento pessoal, promover um ambiente de trabalho saudável, incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e valorizar o trabalho dos educadores. Ao final da palestra, esperamos demonstrar que investir na motivação e qualidade de vida do educador é um diferencial que pode trazer resultados significativos para a educação de qualidade. Com educadores motivados e satisfeitos, a qualidade de ensino é aprimorada e os alunos podem desenvolver todo o seu potencial. Vamos juntos explorar as possibilidades de uma educação transformadora e eficaz.
Essa palestra é para falar sobre uma nova forma de educar, que é focada nas competências socioemocionais. Isso significa que não se trata apenas de ensinar conteúdos, mas também de desenvolver habilidades emocionais, como a empatia, a resolução de conflitos e a autoestima. Essas habilidades são importantes para a vida dos alunos, pois vão ajudá-los a lidar com as situações cotidianas de forma mais equilibrada e consciente. Além disso, quando os alunos desenvolvem essas habilidades, eles conseguem criar relacionamentos mais saudáveis e produtivos. A palestra vai mostrar como é possível desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula, por meio de atividades e dinâmicas que estimulam a reflexão e a expressão emocional dos alunos. Também serão apresentados estudos que comprovam a eficácia desse tipo de abordagem na educação. Se você é um educador interessado em uma forma mais completa de educar seus alunos, não perca essa palestra. Ela vai te mostrar como é possível ajudar seus alunos a se tornarem pessoas mais conscientes e emocionalmente saudáveis, prontas para enfrentar os desafios da vida.
Essa palestra vai mostrar como o riso pode ser um grande aliado para ser um excelente educador. Sabemos que a profissão de educador pode ser muito desafiadora e estressante, mas o riso pode ajudar a lidar com essas pressões e a criar um ambiente mais leve e descontraído para os alunos. Vamos discutir como o riso pode ser usado para reduzir o estresse, aumentar a criatividade, melhorar a comunicação e a conexão com os alunos. Também vamos mostrar técnicas de humor e dinâmicas que podem ser aplicadas em sala de aula para criar um ambiente mais positivo e engajador. A palestra irá inspirar os educadores a incorporarem mais riso e bom humor em sua rotina e a perceberem como isso pode ter um impacto positivo em seu bem-estar e no desempenho dos alunos. Com um ambiente mais descontraído, a aprendizagem pode se tornar mais efetiva e agradável para todos.
A palestra aborda o tema de como o riso pode ser uma ferramenta eficaz para lidar com o estresse e a pressão da profissão de educador. É comum que esses profissionais se sintam sobrecarregados e estressados devido às diversas demandas da profissão. O riso pode ajudar a aliviar essa pressão e trazer mais equilíbrio emocional. Através de histórias e exemplos práticos, a palestra irá mostrar como o riso pode ajudar a criar um ambiente mais leve e descontraído na sala de aula, incentivando a interação e a aprendizagem. Além disso, irá fornecer dicas e estratégias para incorporar o humor no dia a dia do educador, ajudando a manter a motivação e a criatividade. O objetivo da palestra é mostrar aos educadores como o riso pode ser uma ferramenta valiosa para lidar com o estresse e a pressão da profissão, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida. Com um ambiente mais leve e descontraído, os alunos também podem se beneficiar, criando uma atmosfera mais propícia para o aprendizado.
“Eu posso mais na Educação” é uma palestra inspiradora que busca melhorar a maneira de educar, colocando o ser humano no centro do processo educacional. Com uma abordagem mais humanizada, os educadores são encorajados a desenvolver habilidades socioemocionais em si mesmos e nos alunos, criando um ambiente educacional mais acolhedor e positivo. A palestra ressalta a importância de reconhecer o potencial de cada aluno e educador, incentivando o uso de práticas educacionais inovadoras e efetivas. Isso permite que todos os alunos tenham acesso a uma educação mais inclusiva e equitativa, onde suas habilidades e necessidades individuais são valorizadas. A palestra também destaca a importância de uma educação holística, que promova o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, não apenas a aquisição de conhecimentos acadêmicos. Com “Eu posso mais na Educação”, educadores são inspirados a acreditar no seu potencial de transformação e a implementarem mudanças significativas em suas práticas educacionais.
Nesta palestra, vamos explorar como a neurociência pode ser aplicada na promoção da saúde mental e emocional dos alunos. Sabemos que o cérebro é um órgão complexo e que a neurociência pode nos ajudar a entender melhor seu funcionamento e como podemos cuidar dele para promover o bem-estar. Ao entender melhor como o cérebro funciona, podemos identificar estratégias que ajudam os alunos a lidar com o estresse e a ansiedade, promover a resiliência e a empatia, e a desenvolver um senso de propósito e significado. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. ém disso, também abordaremos como os educadores podem cuidar da própria saúde cerebral, a fim de lidar com o estresse e o desgaste emocional da profissão. Afinal, educar não é uma tarefa fácil, e é importante que os professores estejam cuidando de si mesmos para poderem ajudar seus alunos da melhor maneira possível.
Nesta palestra, vamos explorar como a motivação pode ser um dom fundamental na arte de educar. Sabemos que a educação não se trata apenas de transmitir informações, mas também de motivar os alunos a aprender e a crescer em sua jornada educacional. Vamos abordar as principais teorias da motivação, como elas se aplicam à educação e como os educadores podem utilizar essas teorias para motivar seus alunos de forma eficaz. Além disso, também discutiremos como a motivação está relacionada à saúde cerebral e bem-estar dos alunos, e como podemos cultivar um ambiente de aprendizado positivo e acolhedor. Também falaremos sobre como os educadores podem cuidar da própria motivação e bem-estar, a fim de manter o entusiasmo e a energia necessários para motivar e inspirar seus alunos. Afinal, a educação é uma jornada longa e desafiadora, e é importante que os educadores estejam cuidando de si mesmos para poderem ajudar seus alunos da melhor maneira possível.
Área 3: Formação de Professores - palestras
Duração: Duas horas
Temas:
• O modelo educacional do século XIX e suas influências na contemporaneidade.
• A atual realidade da formação de professores.
• O professor necessário no contexto do Século XXI.
Duração: Quatro horas
Temas:
• O novo perfil de professor no contexto do Século XXI.
• Os novos referenciais pedagógicos e a necessidade de reposicionar a função do professor.
• Como reorganizar a prática pedagógica significativa, problematizadora e transformadora de acordo com as necessidades dos tempos atuais?
SEMINÁRIOS E OFICINAS
Duração: Em torno de seis meses para a construção e implantação
Temas:
• A construção coletiva do Plano Municipal de Educação, com Plano de Metas e Plano de Ação.
• A implantação do PME.
• O acompanhamento, a avaliação e o realinhamento das ações.
Duração: 16 horas
Temas:
• Como proceder para integrar os conteúdos da realidade e os referenciais teóricos?
• Como ressignificar as teorias?
• Por que e como problematizar?
• Como organizar e desenvolver metodologia, partindo da realidade dos estudantes, apoiando-se em referenciais teóricos para compreender e solucionar problemas do contexto dos estudantes?
• Como avaliar o desempenho a partir de habilidades reflexivas?
• Como elaborar plano de ensino coerente com as concepções e os objetivos almejados?
Área 4: Gestão - palestras
Duração: Duas horas
Temas:
• Contexto contemporâneo: os benefícios do planejamento e da gestão estratégica.
• O planejamento estratégico como orientador e fonte de motivação nas organizações de sucesso.
• Como transformar o planejamento estratégico em ação no cotidiano das organizações.
Duração: Duas horas
Temas:
• Em cada mente uma oportunidade de sucesso para as organizações.
• Como organizar a instituição para obter o máximo desempenho das pessoas.
• O agir coletivo com foco.
Duração: Duas horas
Temas:
• A necessidade de um novo perfil da liderança.
• O gestor como empreendedor, planejador, monitor e inspirador de equipes.
• O desafio do equilíbrio nas múltiplas funções.
Duração: Duas horas
Temas:
• Da gestão vertical à gestão horizontal.
• Os novos modelos organizacionais.
• Como envolver coletivamente os colaboradores na superação das metas.
Duração: Duas horas
Temas:
• O contexto atual: planejamento sem ação.
• A indisciplina nossa: executar planos de ação
• Como ultrapassar a barreira do o que fazer e aprender como fazer.
Duração: Duas horas
Temas:
• O uso da problematização para a gestão inovadora e cooperativa no cotidiano do gestor (reuniões, eventos, diálogos…)
• Como provocar o envolvimento emocional dos colaboradores?
• O envolvimento e comprometimento dos colaboradores: como organizar e desenvolver os processos.
Duração: quatro horas
Temas:
• Os novos cenários e os impactos no contexto escolar.
• Os novos perfis e papeis do Diretor de Escola.
• Dos referenciais à prática: como fazer?
Duração: Quatro horas
Temas:
• O perfil do coordenador de curso no contexto contemporâneo.
• O coordenador de curso como gestor pedagógico e administrativo.
• O curso e os processos avaliativos externos.
• O curso e a competitividade do mercado.
• Como organizar, acompanhar e reavaliar o plano de ação do curso.
curso
Duração: pode ser desenvolvido de duas formas
• Em seis meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário de socialização das práticas.
• Em 12 meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário para dirimir dúvidas – prática em sala de aula com tutoria – seminário final com salão científico.
Temas:
• O perfil de egresso como foco da aprendizagem.
• Como desenvolver o perfil de egresso necessário no contexto do Século XXI, utilizando estratégias pedagógicas significativas, problematizadoras e embasadas em referencial teórico?
• Como avaliar o desempenho dos estudantes?
• Exercitar os referenciais na prática.
Área 5: Reaprender a conviver - palestras
Duração: Três horas
Temas:
• Conflitos: parte da essência humana.
• Conflitos como oportunidade de crescimento das pessoas e organizações.
• Gestão de conflitos: como?
Duração: Duas horas
Temas:
• Os papeis das escolas e das famílias na educação.
• Como construir pontes de integração?
• Como fazer a gestão da integração escola e família?
cursos
Duração: 32 horas
Temas:
• O planejamento como referencial.
• O organograma institucional para definir as funções, atribuições e competências.
• Elaboração e implantação do plano de metas e plano de ação.
• A gestão do plano de metas e do plano de ação.
Duração: 16 horas
Temas:
• Os conflitos nossos de cada dia: conosco mesmo, na família, nas empresas, na sociedade e no contexto educacional.
• Compreendendo e refletindo referenciais teóricos.
• A gestão dos conflitos: como?
• Os conflitos como referenciais de oportunidade e de sucesso.
• Simulando e exercitando a solução de conflitos.